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VXY Mogiana em MG
Linha da E. F. Goiaz
RMV - Linha-tronco
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Ipameri-nova
Inajá-nova
Roncador-nova
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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RFFSA (1976-1996)
INAJÁ-NOVA
Município de Ipameri, GO
Linha-tronco (variante) - km 132,39 (2006)
  GO-3848
Altitude: -   Inauguração: 30.11.1976
Uso atual: abandonada (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1976
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: Em 30 de novembro de 1976, o trecho Eng. Raul Gonçalves-Inajá, na variante Araguari-Pires do Rio, foi entregue pela 1a Companhia de Construção do Batalhão Ferroviário Mauá à RFFSA e a estação antiga de Inajá foi fechada, substituída pela nova, na variante. Filemon dos Santos Xavier, ferroviário aposentado, confirma esta data e dá a sua quilometragem. Em 2015, o prédio estava abandonado. (Veja também IPAMERI)
(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Filemon dos Santos Xavier; Edmar César Alves: Batalhão Mauá - Uma História de Grandes Feitos, 2002)
     

A estação depredada em março de 2015. Foto Glaucio Henrique Chaves
   
     
Atualização: 25.04.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.