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VXY Mogiana em MG
Linha da E. F. Goiaz
RMV - Linha-tronco
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Ipameri
Inajá
Urutaí
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Goiaz (1914-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1977)
INAJÁ
Município de Ipameri, GO
Linha-tronco - km 174,051 (1960)
  GO-3596
Altitude: -   Inauguração: 15.11.1914
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Inajá foi inaugurada em 1914.

Em 30 de novembro de 1976, o trecho Eng. Raul Gonçalves-Inajá, na variante Araguari-Pires do Rio, foi entregue pela 1a Companhia de Construção do Batalhão Ferroviário Mauá à RFFSA.

Segundo o historiador Humberto Pereira Amorim Júnior, informações colhidas deram conta que essa estação era extremamente movimentada e que teria sido a maior embarcadora de gado da época.

Já o trecho seguinte, Inajá-Roncador, foi aberto em 28 de junho de 1977, o que leva a crer que a estação de Inajá fechou neste último dia, com a ligação dos trilhos dos dois trechos da variante. A estação, então, deixou de pertencer à linha da RFFSA e os trilhos foram retirados. A estação foi demolida.


ACIMA: sem estação de Inajá, possivelmente alunos e professores numa festividade na estação (sem data - foto do acervo do Museu dos Ferroviários de Ipameri).

(Fontes: Roberto Fonseca Dias, 11/2005; Museu dos Ferroviarios de Ipameri; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Edmar César Alves, Batalhão Mauá - Uma História de Grandes Feitos, 2002)

     

A estação, sem data - cessão Humberto Pereira Amorim Jr.

A plataforma, tudo o que sobrou da estação, em 25/11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias

A plataforma, tudo o que sobrou da estação, em 25/11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias
   
     
Atualização: 18.08.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.