A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Parada Nadir
Sobral Pinto
Diamante
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Leopoldina (1879-1975)
RFFSA (1975-1996)
SOBRAL PINTO (antiga POMBA)
Município de Astolfo Dutra, MG
Linha do Centro - km 389,373 (1960)   MG-0793
Altitude: 272 m   Inauguração: 02.07.1879
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1919
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA; hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 1970.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1879 com o nome de Pomba, pois ficava originalmente neste município. Há literaturas que dão a data de inauguração como tendo sido 28/02/1880. Com a abertura da estação de Pomba, em 1886, em ramal próprio que saía da estação de Guarani, na linha de Caratinga, da mesma

ACIMA: A estação de Sobral Pinto em 1990 (Foto Hugo Caramuru).
Leopoldina, a estação mudou o nome. Não se sabe se isso aconteceu imediatamente. O nome atual, Sobral Pinto, parece ter vindo bem mais tarde. O dístico na lateral da estação mostra uma data: 31/10/1919, que é provavelmente a data da cnostrução do prédio atual. "A estação mantém-se de pé. Entretanto, é a única estação da Leopoldina que vi até agora que mantém a inscrição da foto (L. R. (Leopoldina Railway) - ver abaixo). O fato é raro e histórico" (Gutierrez L. Coelho, 12/2004).




AO LADO: propaganda de negociante e lavrador residente no bairro em 1906 (O Malho, 22/9/1906).
(Fontes: Hugo Caramuru; Gutierrez L. Coelho; O Malho, 1906; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
     

A estação em 1988. Foto Hugo Caramuru

A estação em 1990. Foto Hugo Caramuru

A estação em 2004. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 12/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 2004. Foto Jorge Alves Ferreira

A estação em 09/2005. Foto Luiz Bareza

A estação em 09/2005. Foto Luiz Bareza
   
     
Atualização: 05.04.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.