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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Lambari
Trimonte
Providência
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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E. F. Leopoldina (1874-1975)
RFFSA (1975-1996)
TRIMONTE (antiga SÃO LUIZ)
Município de Volta Grande, MG
Linha do Centro - km 278,711 (1960)   MG-1531
Altitude: 274 m   Inauguração: 07.1874
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1975, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA; hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 1970.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Luiz foi aberta em 1874.

Nos anos 1940 o seu nome foi alterado para Trimonte.

A linha que passa por Trimonte ainda foi utilizada pelo trem de bauxita da FCA entre Barão de Camargos, MG, e Barão de Angra, RJ até 2015.

Em 2012 a estação estava abandonada. Dentro dela, na sala maior, jogava-se futebol de salão, com gols pintados em cada parede. Ao redor, uma vila indiferente parecia realmente não se importar com o prédio.

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Gutierrez L. Coelho; Jorge A. Ferreira; Ricardo Quintero de Mattos; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em 07/2007. Foto Ricardo Quintero de Mattos

A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 29/9/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht
 
     
Atualização: 02.09.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.