|
|
E. F. Leopoldina
(1915-1975) |
MANHUAÇU
Município de Manhuaçu, MG |
Linha de Manhuaçu - km 574,142
(1960) |
|
MG-1736 |
Altitude: 612 m |
|
Inauguração: 11.12.1915 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha que ligava a estação de Recreio a Santa Luzia (Carangola) teve
a sua concessão e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida
em 1880. Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina.
Uma alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina
a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense,
onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo
para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina
prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final. O trecho Manhuaçu-Carangola
foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977,
e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno
trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Manhuaçu, terminal da linha de Manhuaçu
da E. F. Leopoldina, foi inaugurada em 1915.
Nos anos 1920, havia um
projeto para se ligar a linha com a linha de Caratinga, situada não
muito longe a oeste, na estação de Matipoó
(Raul Soares), mas este projeto nunca
saiu do papel.
Em 23/07/1975,
a RFFSA suprimiu o trecho da linha entre Manhuaçu
e Carangola,
fechando definitivamente a estação. Os trens de passageiros,
então fazendo a linha Rio de Janeiro-Três
Rios-Recreio-Manhuaçu, ainda
chegavam ali em 1970 e devem ter sido extintos com a supressão
do trecho em 1975.
Em 1970, o trem de passageiros que partia da estação
de Recreio
todos os dias às 6 da manhã chegava em Manhuaçu
às 20:10, e saía de volta para Recreio
e Rio de Janeiro
às 5:50 da manhã do dia seguinte.
A estação já foi demolida. Notar que a data citada
por Paulo César Pereira
(box, acima) para o final de operações do ramal (1972)
difere da data oficial de fechamento do ramal fornecida pela RFFSA
(1975).
ACIMA: A estação foi inaugurada
em dezembro de 1915. Teria mesmo sido ela aberta provisoriamente em
1o de maio como previa a reportagem? (O Estado de S. Paulo, 19/4/2015).
"A linha
de Manhuaçu fechou em 31/01/1972. Neste dia, quando eu estava
fazendo limpeza, num momento eu parei junto à porta do carro
de passageiros e fiquei pensando que no dia seguinte não mais
estaria ali este trem, e em como seria aquele local dali em
diante. Passados alguns dias, veio um trem de carga trazendo
as últimas cargas que estavam compromissadas e, com ele a sua
partida, ficou vazio o pátio por mais de um ano. Na última viagem
do trem a Manhuaçu, vieram vários jornais para fazer a matéria,
entre eles a Rede Globo, parecendo uma festa na estação. O trem
fez um passeio até as proximidades do batalhão velho e retornou
até onde muitas pessoas tiveram a oportunidade de fazer uma
pequena viagem no que foi o último trem a sair de Manhuaçu.
O povo da cidade teve o privilégio de usufruir o melhor nos
transportes de passageiros, pois em 1968 iniciou um trem de
passageiros chamado trem de aço, que transportava 60 passageiros
sentados, tão confortável que se podia colocar um copo com água
no piso durante a viagem e ele não entornava. Durou pouco tempo,
funcionou até 1971. Em 26 de abril de 1973, chegou a Manhuaçu
um trem com vários vagões e pranchas, puxado pela locomotiva
a vapor 342, que iniciou os serviços de retirada dos trilhos,
dormentes e todos os materiais da ferrovia: em diversos os finais
de semana seguintes vinham até Manhuaçu locomotivas diesel para
levar as mercadorias. Com isso, foram desaparecendo os vestígios
da estrada de ferro, demorando em média uma semana para desmanchar
um quilômetro: e acompanhei todos esses trabalhos de desmanche
até a cidade de Reduto. Desta forma eu como admirador de ferrovias
tenho hoje só a lamentar, pois não temos mais nenhum vestígio
dela em nossa cidade, ficando somente as lembranças que o passado
deixou. Até mesmo a estação foi totalmente destruída, ficando
só no local um terminal rodoviário e uma praça". |
AO LADO: Por Paulo
César Pereira, 30/08/2006.
|
ACIMA: A
estação de Manhuaçu em 1927 (O Malho, 1927).
ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município
de Manhuaçu (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes:
Paulo César Pereira; Helenita Luiza Teixeira; Acervo Casa de Cultura
de Manhuaçu; O Malho, 1927; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, 1938; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil; Guias Levi, 1932-1980) |
|
|
|
Inauguração da estação de Manhuaçu,
em 1915. Acervo Casa de Cultura de Manhuaçu, MG |
A estação de Manhuaçu, já demolida.
Foto sem data. Acervo Helenita Luiza Teixeira |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
05.11.2018
|
|