A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Ubá
Carlos Peixoto Filho
Capitão Machado
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Leopoldina (1906-1975)
RFFSA (1975-1996)
CARLOS PEIXOTO FILHO
Município de Ubá, MG
Linha de Caratinga-km 304,680 (1960)   MG-0858
Altitude: 325 m   Inauguração: 01.11.1906
Uso atual: restaurante (2005)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enquanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi esntregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: A estação de Carlos Peixoto Filho foi inaugurada em 1906, homenageando um político mineiro. "Quanto à estação de Carlos Peixoto Filho, uma fazendeira local a está reformando para

ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Ubá, mostrando também a estação de Carlos Peixoto Filho, a nordeste da sede (mapa parcial) (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
uso nos fins de semana. Quisera eu ter esta sorte. Embora encobertos pelo mato os trilhos ainda estão lá" (Gutierrez L. Coelho, 06/2004). Em agosto de 2005, pelo menos a lateral não parecia nada reformada, mas ela parece ter se transformado em um bar ou restaurante, com
mesinhas na plataforma.
(Fontes: Elias Torrent; Gutierrez L. Coelho; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da The Leopoldina Rwy. Co. Ltd., 1938; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A estação em 06/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 08/2005. Foto Elias Torrent
     
Atualização: 05.01.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.