|  
      
     | 
      | 
     
      
         
          E. F. Leopoldina 
            (1879-1975) 
            RFFSA (1975-1996)  | 
         
         
           UBÁ 
             
            Município de Ubá, MG | 
         
         
          | Linha de Caratinga - km 356,43 
            (1980) | 
            | 
          MG-0859 | 
         
         
          | Altitude: 334 m | 
            | 
          Inauguração: 26.10.1879 | 
         
         
          | Uso atual: fechada 
            (2021)  | 
            | 
          sem trilhos | 
         
         
          | Data de construção do 
            prédio atual: n/d  | 
         
         
          |   | 
         
         
          |  
            
            
           | 
         
         
          |   | 
         
         
          | HISTORICO DA LINHA: Este 
            trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas 
            originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre 
            Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, 
            até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído 
            e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 
            1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enquanto 
            daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 
            e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) 
            e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. 
            Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para 
            Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa 
            foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 
            1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros 
            entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco 
            da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos 
            trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário 
            consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". | 
         
         
          |   | 
         
         
          |  
             A ESTAÇÃO: A estação de Ubá 
              foi inaugurada em 1879 (*), havendo também referências 
              à data de 20/02/1880 (**) para essa abertura.  
               
              Em 1886, com a abertura da estação de Ligação 
              e a consequente união da linha do Centro com a estação 
              de Três Rios via Bicas e Pequeri, Ubá 
              passou a ser atingida por dois trens, ambos vindos do Rio de 
              Janeiro, um que passava por Cataguases e outro, por Bicas. 
               
               
              Na primeira metade dos anos 1970, a linha que vinha por Bicas 
              parou com os trens de passageiros, e logo depois, nos anos 1980, 
              a linha do Centro também parou.  
               
              Pelo menos até 1980 ainda trafegavam por ali trens mistos, 
              trazendo passageiros para a estação.  
               
              A linha do Centro, ainda ativa em 2012 para cargueiros até 
              a região de Cataguases, nunca foi oficialmente suprimida; 
              o movimento, porém, é nulo, e já não 
              se viam trilhos ao lado da estação. 
               
              "Um prefeito com um pouco mais de lucidez deu uma geral 
              na estação, retirando dela bares e outros penduricalhos que a tornavam 
              um mercado persa (havia no telhado uma abominável antena parabólica, 
              também suprimida). Porem isto não impediu a colagem irracional de 
              cartazes e a permanência de vagabundos que emporcalham o local. 
              Entretanto, está de pé e em estado muito bom, se comparada com as 
              ruínas que se vê por aí. Trilhos? Jamais voltarão, os vestígios 
              já estão praticamente cobertos por asfalto, o pequeno e antigo pátio 
              já se tornou uma rua. Das lembranças do meu tempo de criança, na 
              minha terra natal, os trens de passageiros Barão de Mauá / Ponte 
              Nova / Barão de Mauá, tracionados pelas pacific inglesas Beyer & 
              Peacock Manchester, cujo apito longo resta apenas na memória" 
              (Gutierrez L. Coelho, 12/2/2013).  
               
              NOTA: (No Dossiê de Tombamento do Conjunto Arquitetônico 
              da Estação Ferroviária de Ubá, de 2004, 
              as afirmações desta página são citadas 
              citando esta fonte como referência. Ao mesmo tempo, o dossiê 
              mostra outras histórias, como a da passagem do Imperador 
              Dom Pedro II pela cidade, para a inauguração da estação, 
              em novembro de 1881. Teria sido esta a inauguração 
              oficial da estação? Todas as fontes citam 1879 e 1880 
              como sendo a data. O próprio dossiê cita as três 
              datas citadas tentando encontrar uma explicação para 
              a discrepância). 
               
              Em julho de 2021, o prédio da ex-estação de  Ubá estava conservado, porém,  aparentemente sem uso. Apenas  moradores de rua  dormiam no local.
Não parecia mais ser parada de ônibus, como era em 2012. Em   10 minutos por lá, não passou nenhum ônibus, bem como também não vi nenhum  sinal de parada. O antigo armazém é um  posto da polícia (Julio Alves, 10/7/2021). 
            
              
                 
  | 
                1891 
                    AO LADO: Dois engenhos iriam ser construidos eu Ubá ligados à estação por bondes (terão mesmo sido construidos esses engenhos? Dos bondes, não consegui mais informaçõpes. (O Estado de S. Paulo, 28/8/1891).   | 
               
                
                
             
              
            ACIMA: A estação de Ubá , sem data (Acervo DNIT) 
            
              
                 
  | 
                1891 
                  AO LADO: Dois engenhos iriam ser construidos eu Ubá ligados `Pa estação por bondes (terão mesmo sido construidos esses engenhos? Dos bondes, não consegui mais informaçõpes. (O Estado de S. Paulo, 28/8/1891).  | 
               
                
                
             
             
            
               
                  
                 | 
                 
                    
                      
                     1923 
                    AO LADO: Chuvas dannificam as linhas na região 
                    de Ubá (O Estado de S. Paulo, 12/1/1923). 
                     
                 | 
               
                
                
             
              
            ACIMA: A estação de Ubá 
              lotada de populares para o embarque do Nubcio Apostólico 
              Dom Henrique Gasparri em 1922 (Fon-Fon, 19/8/1922). 
              
            ACIMA: Mapa 
              dos anos 1950 mostra a linha de Caratinga (sudieste-nordeste) passando pelo município 
              de Ubá, com a bifurcação da linha nos sentidos 
              Porto Novo (direita) e Três Rios (esquerda) (mapa parcial) 
              (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. 
              VII, 1960). 
                
              ACIMA: A cidade de Ubá 
              e sua estação, no centro da fotografia, em data desconhecida (Autor desconhecido, acervo Jorge Alves Ferreira).               
              
            ACIMA: A estação de Ubá em 10/07/2021. Foto Julio Alves). 
             
            (Fontes: Marcelo Lordeiro; Gutierrez L. 
              Coelho; Hugo Caramuru; Jorge A. Ferreira; Elias Torrent; DNIT; Preserve; 
              Fon-Fon, 1922; O Estado de S. Paulo, 1923; Edmundo Siqueira: Resumo 
              Histórico da The Leopoldina Rwy. Co. Ltd., 1938; IBGE: 
              Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 
              1960; 
              Dossiê de Tombamento do Conjunto Arquitetônico da Estação 
              Ferroviária de Ubá, 2004; Guia Geral das Estradas 
          de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) | 
         
         
          |   | 
            | 
            | 
         
         
           
            
               
                  
                  A estação nos "bons tempos". Foto Preserve | 
                  
                  Estação de Ubá, c. 1970. Foto cedida por 
                  Marcelo Lordeiro | 
                  
                  Estação de Ubá, c. 1970. Foto cedida por 
                  Marcelo Lordeiro  | 
               
               
                  
                  Estação de Ubá em 1990. Foto Hugo Caramuru | 
                  
                  Estação de Ubá em 1990. Foto Hugo Caramuru 
                 | 
                  
                  A estação desativada em 07/2001. Foto Jorge A. 
                  Ferreira  | 
               
               
                  
                  A estação desativada em 07/2001. Foto Jorge A. 
                  Ferreira  | 
                  
                  A estação desativada em 07/2001. Foto Jorge A. 
                  Ferreira  | 
                  
                  A estação em 12/2002. Foto Jorge A. Ferreira | 
               
               
                  
                  A estação desativada em 07/2001. Foto Jorge A. 
                  Ferreira  | 
                  
                  A estação em 09/2005. Foto Elias Torrent | 
                  
                  Estação de Ubá em 12/2/2013. Foto Gutierrez 
                  L. Coelho | 
               
             
           | 
         
         
          |   | 
            | 
            | 
         
         
          | Atualização: 
            30.08.2023 
           | 
         
       
     |