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VXY Mogiana em MG
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Taquarussu
Dom Lara
Dom Modesto
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Leopoldina (1930-1975)
RFFSA (1975-1996)
DOM LARA (antiga MACAQUINHOS)
Município de Caratinga, MG
Linha de Caratinga - km 606,018 (1960)   MG-1789
Altitude: 463 m   Inauguração: 14.12.1930
Uso atual: posto de saúde e policial (2008)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: A estação de Dom Lara foi inaugurada em 1930.

Fica a cerca de dez quilômetros do asfalto da estrada MG-329 que liga Caratinga a Bom Jesus do Galho.

Em 2008, estava em bom estado de conservação, preservando ainda a construção original, inclusive os azulejos verdes da época de sua construção, iguais aos de Capitão Martins. No prédio funcionava então um posto de saúde e também um posto policial. Como era típico das construções da Leopoldina, só existia uma plataforma e, à sua frente, um armazém, que também se mantinha preservado em bom estado, bem como a caixa d'água.

ACIMA: Acidente próximo à estação de Dom Lara em 1941 (Autor desconhecido).


ACIMA: No topo, os azulejos originais e o armazém, em frente à estação; Embaixo, a bilheteria e a caixa d'água (Fotos Amadeu Miguel Gomes, 25/01/2008).

(Fonte: Amadeu Miguel Gomes, 2008)
     

A estação em 25/01/2008. Foto Amadeu Miguel Gomes

A estação em 25/01/2008. Foto Amadeu Miguel Gomes

A estação em 25/01/2008. Foto Amadeu Miguel Gomes
 
     
Atualização: 24.02.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.