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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Inohan
Barreto
São José da E.F.Maricá
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Maricá (1929-1964)
BARRETO-E.F.MARICÁ
Município de São Gonçalo, RJ

E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio - km 9 (1936)
-km 39,100 (1960)

  RJ-4935
Altitude: 9 m   Inauguração: 30/06/1929
Uso atual: -   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: -
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894 a Maricá. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada em 31/01/1966.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barreto era uma parada e não aparecia com os horários nas tábuas do Guia Levi, mas sim numa relação das várias existentes em maio de 1936, na p. 77, por exemplo. Foi inaugurada em 1929, de acordo com o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960.

Ali se vê que os trens S1 e S2 paravam somente nas paradas assinaladas com (*). Barreto era uma destas paradas (nota: a Leopoldina possuía uma estação ali perto, na linha do Litoral, com o mesmo nome). A parada de Barreto ficava no km 38, não muito distante da estação de Inohan, mas não na tábua de horários principal.

O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 mostrava a existência desta parada, com o km 39,100.


ACIMA: Guia Levi, p. 77 em maio de 1936: A parada de Barreto no km 38 (ver quadro PARADAS, no quadrante direito inferior era diferente da mostrada no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil em 1960, que mostrava 39,100). O motivo dessas diferenças é difícil de ser explicado hoje em dia.

ACIMA: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, tabela parcial de estações da linha de Maricá, em 1960: A parada de Barreto no km 39,100 (Ordem na tabela: Estação - kmtragem - altitude - data de abertura (quando há)). Ver as discrepâncias entre esta tabela e a dos Guias Levi mostradas nesta página e em outras desta ferrovia.

(Fontes: Guias Levi, 1917-1965; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
Atualização: 17.03.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.