A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Praça João Pessoa
Felinto Martins
União
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Itapemirim (c.1915-1962)
FELINTO MARTINS (ou BAIMINAS)
Município de Cachoeiro do Itapemirim, ES
E. F. do Itapemirim - km 53 (1948)   ES-3291
Altitude: -   Inauguração: c.1915
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapemirim foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre a estação da Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras, depois completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia derivava de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra a Castelo e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo e Coutinho e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas na região a não cair nas mãos da Leopoldina, foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Felinto Martins ficava fora da linha principal, era necessário que se pegasse um pequeno desvio para chegar até ela. Era também chamada de Baiminas, nome do bairro em que estava.

Já foi demolida. No local da mesma foi construída uma escola.

ACIMA: O desastre na estação de Bahia-Minas, ou Baiminas, atual Felinto Martins, em 1932. O trem ia para Marataízes e 27 ficaram feridas. CLIQUE SOBRE AS FIGURAS PARA VER TODA A REPORTAGEM (Foto Bernardo Campos e publicadas na revista Noite Ilustrada, numa edição de 1932).
     

Acidente na estação de Baiminas, em 1932. Foto da revista Noite Ilustrada, 1932

Aqui teria sido a estação de Baiminas, hoje demolida. Foto de 2006, tomada por Marcos A. Farias
 
     
Atualização: 14.11.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.