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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Itapemirim (c.1915-c.1965)
ITAPEMIRIM
(antiga BERNARDINO MONTEIRO)
Município de Itapemirim, ES
E. F. do Itapemirim - km   ES-3030
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapemirim foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre a estação da Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras, depois completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia derivava de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra a Castelo e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo e Coutinho e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas na região a não cair nas mãos da Leopoldina, foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra. (O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, não mostra a relação das estações desta linha. Porém, o Guia Levi de agosto de 1965 ainda apresenta os horários dos trens na linha.)
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itapemirim chamou-se no início Bernardino Monteiro. Também foi chamada de Vila - estação da Vila. Em 1933 tinha este nome.

"A estação de Itapemirim foi inaugurada no final da década de 1910. Apesar de ser aí a sede do município, era apenas um ponto de passagem após a inauguração da estação da Barra. A ferrovia teve importância econômica para o município de Itapemirim. pois escoava a produção de abacaxi que era depositada em grandes pilhas no pátio da estação da Leopoldina em Cachoeiro de Itapemirim" (América Moraes Moysés, 11/2005).

Foi desativada com a linha, nos anos 1960. Já foi
infelizmente demolida.

ACIMA: A ferrovia no trecho dentro do município de Itapemirim, ES. Várias das estações estão assinaladas no mapa ao longo da linha. A de Itapemirim estaria na sede da cidade, próxima ao rio do mesmo nome. Notar como a linha acompanha am quase todo o percurso o rio Itapemirim (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. VI, 1958).

(Fontes: A. Malacarne; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Bernardino Monteiro, c. 1928. Cessão A. Malacarne
 
     
Atualização: 15.11.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.