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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Itapeba
Maricá
Manuel Ribeiro
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Maricá (1894 -1943)
E. F. Central do Brasil (1943-1960)
E. F. Leopoldina (1960-1964)
MARICÁ
Município de Maricá, RJ
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio - km 49,401 (1960)   RJ-1870
    Inauguração: 1894
Uso atual: demolida (existe hoje uma reconstrução) - Secretaria de Turismo   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (demolido/reconstruído)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894 a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada em 31/01/1966.
 
A ESTAÇÃO: A ferrovia E. F. Maricá chegou à cidade que lhe deu o nome, Maricá, em 1894. Foi prolongada sucessivamente até 1936, quando atingiu seu ponto máximo em Cabo Frio. Em 1964, o trecho que passava por Maricá foi finalmente desativado, quando já era operado pela Leopoldina. A estação foi demolida. Em seu lugar foi

ACIMA: Sócios do VCentro Excursionista Brailsieo posam na estação de Maricá em 1934 (Revista da Semana, 7/4/1934).
colocado um busto do Conselheiro Macedo Soares. Em 2008, a Prefeitura se arrependeu e reconstruiu o a estação baseada em fotos antigas, para abrigar a Secretaria de Turismo.A réplica foi inaugurada no fim desse ano. Está funcionando como Secretaria de Turismo, Lazer, Indústria e Comércio.
(Fontes: Cleiton Pieruccini; acervo Maria da Penha; MaricaJá, 2003; Revista da Semana, 1934; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Maricá, sem data. Revista Maricá Já, no. 13, agosto/2003. Acervo Profa. Maria da Penha

A estação de Maricá, sem data. Nesta foto apresenta aspecto diferentes da foto anterior, mais antiga. Revista Maricá Já, no. 13, agosto/2003.

Reconstrução da estação, em outubro de 2008. Foto Cleiton Pieruccini

A estação como réplica, em 04/2009. Foto Cleiton Pieruccini
   

   
 
     
Atualização: 15.12.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.