|
|
E. F. Leopoldina
(1899-1964) |
NEVES
Município de São Gonçalo,
RJ |
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio
- km 1,033 (1960) |
|
RJ-0677 |
Altitude: 16 m |
|
Inauguração: 01.09.1899 |
Uso atual: arquivo da polícia (2009) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá
teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de
Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894
a Maricá. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha,
como Presidente da Província do Rio e também da República, conseguiu
a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída
para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba
Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou
e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins
de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou,
em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias.
Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins
dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair
da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves.
Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964,
parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens
de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto
do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada
em 31/01/1966. |
|
NOTA DO AUTOR: A história da E. F. Maricá é, principalmente nas duas décadas iniciais (1899-1920), muito controversa. Os dados colhidos, a maioria de relatos e de jornais da época, são bastante controversos e, portanto, de não fáceis interpretações. Isto, naturalmente, leva a erros, dúvidas e constantes correções. |
A ESTAÇÃO: A partir de 1899, era da estação
de Neves que saía o ramal rumo a Maricá e Cabo
Frio. Estava localizada à beira mar, com os escritórios e instalações
para passageiros e cargas. Por muito tempo, a estação ficou muito próxima, alguns metros, de uma enseada na baía de Guanabara. Anos mais tarde, esta enseada foi aterrada.
Originalmente a estação ter-se-ia chamado Vila Laje. A confirmar. Na linha do Litoral da Leopoldina havia outra estação com este mesmo nome, bem próxima a de Neves.
Durante décadas, Neves foi uma estação isolada das outras ferrovias - da Leopoldina, especificamente, cuja linha de Niterói a Itaboraí passava ao seu lado, cruzando a linha da Maricá ao lado da estação de Neves.
Ao sair da estação, o trem percorria um pequeno trecho da linha Niterói-Itaboraí até um desvio, onde seguia até Maricá. Na foto abaixo, o trem
de subúrbio ainda passava ao lado de Neves, onde ele
não parava.
Neves não
fazia parte da linha do litoral, ficava apenas perto dela. Era Neves o ponto inicial da E. F. Maricá: somente muito mais tarde foi
que a Leopoldina e a Maricá fizeram um acordo de tráfego
mútuo e os trens para Cabo Frio passaram a sair da estação
de General Dutra.
"Segundo me contaram, o trem partia
de Neves, seguindo o que hoje é a rua Oliveira Botelho, paralela à
linha que vinha de Niterói, fazendo isso por mais ou menos 1 km e,
chegando em Vila Lage, virava para a vidreira, cruzando a linha de
Niterói e seguindo pela av. Dr. Lúcio Tomé Feiteira até o Barro Vermelho,
seguindo pelo que hoje é a rua Jurumenha e já no bairro de Santa Catarina
pega a atual av. Maricá (que mantém no nome o destino do trem que
passava por ali), até sair de S.Gonçalo e daí em diante eu não sei
mais qual era o trajeto dela" (Carlos Eduardo Soares da
Cruz, Niterói, RJ, 02/2004).
Próximo à estação
de Neves, ficava o desvio ferroviário para a E. F. Maricá,
hoje rodoviário, em Vila Lage. Não há ali vestígios da ferrovia.
Foi tudo asfaltado (Carlos Latuff, 06/2003).
Com a desativação da linha de Maricá em 1962, o prédio
passou a servir de quartel e depois abrigou a 73ª DP, servindo de arquivo
e carceragem para a polícia. Existiam até marcas de bala nas paredes.
Já a linha que vinha de Niterói e cruzava com a Maricá em Neves foi uma das linhas operadas, no caso até
2006, precariamente pela Flumitrens/CENTRAL. Só Deus sabe como esta
linha ainda funcionava. Os horários eram irregulares. Havia dias em que
o trem circulava, havia dias em que não. O passageiro jogava com a sorte.
Pagava 60 centavos e comia poeira nos vagões mal conservados. Só a
obstinação dos funcionários e dos passageiros mantinha a linha funcionando.
E muitas eram as pessoas que ainda se utilizavam desse trem, na sua
totalidade, carentes.
A ferrovia desativada (linha Niterói-Itaboraí, da ex-Leopoldina) tornou-se o leito da linha 3 do metrô do Rio de Janeiro.
(VEJA TAMBÉM VILA LAGE)
ACIMA: Licença para a E. F. Maricá, através da Companhia Lavoura e Colonização em São Paulo, para ligar a estação de Neves à avenida Visconde do Rio Branco, em Niterói. Pelo que se sabe, esta ligação nunca foi construída. (Jornal do Brasil, 23/9/1904)..
ACIMA: Mapa parcial de São Gonçalo mostrando o antigo Porto das Neves em 1914. A estação de Neves está assinalada na esquina da Estrada dos Neves com a rua da Cavanca. A linha da Leopoldina segue em rosa entre o sudoeste e o leste do mapa; a linha da E. F. Maricá aparece saindo da estação e seguindo para leste, também em rosa, acompanhando a rua do Casino - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A ÁREA TOTAL DO MAPA (Mapa de 1914).
ACIMA: Fundos da estação de Neves em 1936. Esta enseada ao fundo foi posteriormente aterrada (A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro).
ACIMA: A estação de Neves nos anos
1950 . Notar as linhas da E. F. Maricá e da Leopoldina cruzando-se em frente à estação (Acervo Arquivo Público do Estado de São Paulo).
ACIMA: Linha da Leopoldina em Neves (IBGE: Enciclopedia dos Municipios
Brasileiros, anos 1950).
(Fontes: Carlos Latuff; Cleiton Pieruccini;
Carlos Eduardo Soares da Cruz; Helio Suêvo Rodrigues: A formação das
estradas de ferro no Rio de Janeiro: o resgate de sua memória, 2004;
IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, anos
1950; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa
- R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Neves, anos 1930. Acervo Cleiton Pieruccini |
Trem de subúrbio próximo à estação
de Neves, em 06/2003. Foto Carlos Latuff |
Antiga estação de Neves, em 06/2003. Foto Carlos
Latuff |
Próximo à estação de Neves, era
aqui que saía a linha da E. F. Maricá. Hoje nada
sobra ali da ferrovia. Foto Carlos Latuff |
Antiga estação de Neves, em 06/2003. Foto Carlos
Latuff |
Estação de Neves, em 9/2009. Foto Cleiton Pieruccini |
|
|
|
|
Atualização:
17.03.2023
|
|