A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Laranjais
Coronel Teixeira
Itaocara
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D

...
 
 
Ramal Férreo do Cantagalo (1882-1888)
E. F. Macaé a Campos (1888-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1967)
CORONEL TEIXEIRA
(antiga BATATAL)

Município de Itaocara, RJ
Linha do Cantagalo - km 258,307 (1960)   RJ-0293
Altitude: 63 m   Inauguração: 1882
Uso atual: Em pé - uso não identificado (2016)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e entre 1963 e 1965 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Batatal foi aberta em 1882 na barra do ribeirão das Areias.

No mesmo ano, a linha foi prolongada até a estação da Passagem, menos de 3 km à frente, estação esta não localizada nos guias ferroviários.

Em 1886, estava em construção um ramal que saía deste estação e levava ao Porto dos Marinhos, também da E. F. Cantagalo. Não obtive confirmação de que este ramal tenha sido completado (Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).

Depois, o nome da estação foi alterado para Coronel Teixeira.

Em algum dia entre setembro de 1962 e julho de 1963, os trens de passageiros entre Cantagalo e Portela deixaram de circular (Guias Levi, 1962-1965).

Segundo Alaor Eduardo Scisinio, no livro Itaocara, Uma Democracia Rural, de 1991, o trecho foi fechado ainda no governo de João Goulart, portanto, antes de março de 1964. Confere.

Em 30/05/1967, o trecho de Conselheiro Paulino até Portela foi oficialmente suprimido.

Em agosto de 2016, o prédio da estação ainda estava de pé, tendo sido construído junto a ele uma praça.


ACIMA: (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR ESCALA). O município de Santo Antonio de Pádua no final dos anos 1950. A estação de Baltazar, ainda com este nome, aparece na linha a sudoeste da sede, Santo Antonio de Padua. (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
     

A estação em 2004. Foto enviada por Alexandre Roque, de Laranjais, RJ

A estação em agosto de 2016. Foto Fernando Marietan
 
     
Atualização: 06.12.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.