A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Piedade
Magé
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Teresópolis (1896-1919)
E. F. Central do Brasil (1919 -anos 1930?)
PIEDADE
Município de Magé, RJ
Ramal de Teresópolis - km 0   RJ-0678
Altitude: 0   Inauguração: 1896
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: E. F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis, operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis; no trecho Magé-Guapimirim até hoje (2005) passam trens de subúrbio operados atualmente pela Flumitrens/Central.
 
A ESTAÇÃO: A estação da Piedade localizava-se ao lado do cais do mesmo nome, nos fundos da baía de Guanabara. A E. F. Teresópolis partia dali, recebendo passageiros que vinham de barco desde o centro do Rio de Janeiro. De 1896 a 1908, a linha somente ia até Guapimirim e somente nesse ano o trecho da serra foi entregue ao tráfego. Antes de 1940, essa estação deixou de funcionar e o trecho entre ela e Magé, onde a linha se cruzava com a linha da Leopoldina, foi suprimido. Os trens para Teresópolis passaram a vir direto da estação de Barão de Mauá até Magé e dali para Teresópolis. Hoje, no cais de Piedade, nada mais resta: o que existe na fotografia de 2004 abaixo foi construído depois e nada tem ou teve a ver com a ferrovia, segundo Pedro Paulo Resende.
     

Cais de Piedade, sem data. Foto cedida por Pedro Paulo Resende

Cais de Piedade, sem data. Foto cedida por Pedro Paulo Resende

Ao fundo, o Cais de Piedade, em 1995. Foto Pedro Paulo Resende

O cais de Piedade em 04/2004. Foto José Emilio Buzelin
   
 
     
Atualização: 01.10.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.