A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Piedade
Magé
Nova Marília
...
Entroncamento da linha de Saracuruna-Itaboraí:
Iririm
Magé-Leopoldina
Visconde de Itaboraí
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Teresópolis (1896-1919)
E. F. Central do Brasil (1919 -1957)
E. F. Leopoldina (1957-1975)
RFFSA (1975-1994)
MAGÉ - E. F. TERESÓPOLIS
Município de Magé, RJ
Ramal de Teresópolis - km 5,020 (1925)   RJ-1905
Altitude: -   Inauguração: 1896
Uso atual: demolida   com? trilhos
Data de construção do prédio atual: 1896
 
 
HISTORICO DA LINHA: E. F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis, operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis; no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados desde 2011 pela Flumitrens/Central.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Magé foi inaugurada em 1896 na E. F. Teresópolis.

Em 1926, chegou próxima a ela a linha da Leopoldina ligando Rosário (Saracuruna) a Porto das Caixas, na linha do Cantagalo, e entroncamento com a linha do Litoral, ambas também da Leopoldina. Uma outra estação foi construída pela Leopoldina para atender essa nova linha.

O trecho Piedade-Magé foi extinto antes de 1940 e em 1956/7, quando o trecho Guapimirim-Teresópolis foi suprimido, ficou o que sobrou do ramal. A estação foi demolida.

Trafegam por ali os trens de subúrbio em condições precárias da empresa CENTRAL (ex-Flumitrens). Estes trens fazem o percurso Saracuruna-Guapimirim, fazendo portanto também o trecho que restou do antigo ramal de Teresópolis - até Guapimirim - e que sai da estação de Magé.

Na verdade, em Magé houve duas estações, uma em cada linha: da ex-E.F.Teresopolis, e a da linha da Leopoldina, inaugurada em 1926. A estação que hoje funciona é a estação de linhas mais modernas, construída em concreto e que atende aos trens metropolitanos da CENTRAL (não confundir com a finada Central do Brasil). O prédio que ainda está de pé é a antiga estação da Leopoldina.

(Veja também MAGÉ-LEOPOLDINA)


ACIMA: Chegada do Presidente do Estado do Rio de Janeiro e dos alunos do Collegio Therezopolitano na estação de Magé para a inauguração do trem para Teresópolis em 1908 (O Malho, 2/1/1909).

(Fontes: Hugo Caramuru; Pedro Paulo Resende; O Malho, 1909; Revista da Semana, 1905; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Magé em 1905. Foto Revista da Semana, 12/3/1905

A estação de Magé da E. F. Teresopolis, na inauguração do trecho até Teresópolis em 1908. Foto cedida por Pedro Paulo Resende

A estação de Magé ainda em pé em 1982. Foto Hugo Caramuru
     
Atualização: 07.08.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.