A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Sambé
Cesário Alvim
Silva Jardim
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
CESÁRIO ALVIM
Município de Rio Bonito, RJ
Linha do Litoral - km 122,773 (1960)   RJ-4052
Altitude: 31 m   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cesario Alvim não tem data de inauguração conhecida e já foi demolida. "Infelizmente a estação caiu há cerca de dez anos, segundo moradores locais, e só

ACIMA: Acidente ferroviário com o trem de passageiros "Expresso Campista", que ligava o Rio a Campos e que deixou doze mortos e que ocorreu na chamada curva do Caxito, próxima à estação de Cezario Alvim (VEJA, 7/2/1973).
restaram ruínas; é possível notar a ferrugem nos trilhos pois os ultimos trens de carga que circulavam em nossa região não passam mais por aqui já tem uns três meses
" (Marcelo Cardozo, 19/11/2007). Realmente, a linha do Litoral foi abandonada pela FCA, atual concessionária, no segundo semestre de 2007.
(Fontes: Fernando Marques; Marcelo Cardozo; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Cezario Alvim em 1975. Foto Fernando Marques

Ruínas no local da antiga estação, em foto de 2007, por Marcelo Cardozo
   
 
     
Atualização: 13.04.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.