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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ipê-Açu
Engano
Matilde
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (1910-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-2013)
ENGANO (IBITIRUÍ)
Município de Alfredo Chaves, ES
Linha do Litoral - km 549,374 (1960)   ES-3408
Altitude: 520 m   Inauguração: 27.06.1910
Uso atual: FCA (2013)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1960-70
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engano foi inaugurada em 1910. A estação estava abandonada e caindo aos pedaçoes em 1921, mas era de uso normal; época em que a população que dela se utilizava chamava-a de "Galinheiro". Em 1931, ela já estava bem novamente. Veja as fotografias ao pé da página. O local hoje é conhecido como Ibitiruí, nome que, inclusive, aparece no dístico. O prédio estava

ACIMA: Pátio e postotelegráfico de Engano/Ibitiruí em janeiro de 2012 (Foto Cleverson G. Carmo Jr.).
reformado em 2012 e era utilizado pela FCA, concessionária da linha. Não é mais, certamente, o prédio original da estação; pelo estilo, deve ter sido reconstruído pela RFFSA nos anos 1960-70.
(Fontes: Cleverson G. Carmo Jr.; O Malho, 1921; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Engano como estava em 1921. O Malho, 17/9/1921

A primitiva estação de Engano em 1931. Autor desconhecido

O posto de Engano, ou Ibitiruí, em 1/2012, Foto Cleverson G. Carmo Jr.

O posto de Engano, ou Ibitiruí, em 1/2012, Foto Cleverson G. Carmo Jr.
 
     
Atualização: 31.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.