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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Iririm
Magé
Visconde de Itaboraí
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Entroncamento do ramal de Teresópolis:
Piedade
Magé - EFT
Nova Marília
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (1926-1975)
RFFSA (1975-1994)
Flumitrens/CENTRAL (1994-)
MAGÉ (LEOPOLDINA)
Município de Magé, RJ
Linha Saracuruna-Visconde de Inhomerim - km 57,570 (1960)   RJ-4102
Altitude: 4 m   Inauguração: 02.12.1926
Uso atual: estação de subúrbio   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha ligando Rosário (atual Saracuruna) a Visconde de Itaboraí, projetada desde 1890 pela Leopoldina, somente foi entregue em 1926 devido a inúmeros entraves burocráticos que foram aparecendo pelo caminho durante esses 36 anos. Na prática, foi essa linha que ligou as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, contornando a Baía de Guanabara, passando por Magé e dando acesso também do Rio de Janeiro a Teresópolis e a linha do Litoral da Leopoldina. A linha cruzava a antiga ferrovia E. F. Mauá na estação de Entroncamento, hoje Bongaba. A linha Saracuruna-Porto das Caixas está atsiva até hoje, por ela passando trens da Flumitrens/Central que ligam Saracuruna a Guapimirim, entrando pelo antigo ramal de Teresópolis. No trecho Magé-Visconde de Itaboraí somente existe tráfego cargueiro ligando o Rio a Campos e Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Magé da Leopoldina foi inaugurada em 1926, quando foi aberta a linha da Leopoldina ligando Rosário (Saracuruna) a Porto das Caixas, na linha do Cantagalo. Isto permitiu que a linha férrea seguisse do Rio de Janeiro para Campos, o que não acontecia antes. Até então, para se ir a Campos de trem, quem era do Rio de Janeiro tinha de tomar a barca, cruzar a Baía da Guanabara e, em Niterói, embarcar na linha do Litoral ali. Hoje em dia, em parte dessa ligação de 1926, mais precisamente entre Saracuruna e Magé, trafegam trens de subúrbio em condições precárias da empresa CENTRAL (ex-Flumitrens) que seguem para Guapimirim, entrando em Magé pela antiga linha da E. F. Teresópolis. Na verdade, em Magé há duas estações, uma em cada linha: da ex-E.F.Teresopolis, e a da linha da Leopoldina, inaugurada em 1926. A estação que hoje (2004) funciona é uma estação de linhas mais modernas, construída em concreto e que atende aos trens metropolitanos da CENTRAL (não confundir com a finada Central do Brasil). Mas um dos prédios ainda está de pé, parece ser o da antiga EFT. Parece que o atual prédio moderno da estação de Magé teria sido construído no local da antiga estação da Leopoldina. Há que se checar.

ACIMA: Pátio e estação da Leopoldina, de Magé, por volta de 1957. A fábrica que aparece na foto é a fábrica de doces Colombo, que absorvia parte das bananas dos bananais da região nessa época (Fotografia da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958, pag. 268).

ACIMA: Bifurcação em Magé, 1982 (Foto Hugo Caramuru).

ACIMA: Pedreira de Suruí, em Magé, explorada pela Leopoldina desde os anos 1940 (Foto do Conselho Nacional de Geografia nos anos 1950).

(Fontes: Carlos Latuff; Hugo Caramuru; Luis A. Doria; Revista Ferroviario SIMEFRE, edição anual 2015; Conselho Nacional de Geografia, anos 1950; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação da Leopoldina, à esquerda, em 1956. Foto da Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, vol. VI, IBGE, 1958

Estação de trens metropolitanos de Magé, em 02/2004. Foto Carlos Latuff

Estação de trens metropolitanos de Magé, em 02/2004. Foto Carlos Latuff

Estação de trens metropolitanos de Magé, em 02/2004. Foto Carlos Latuff

A antiga estação de Magé, abandonada ao lado da estação de suburbios usada hoje. Foto Luis A. Doria

Estação de suburbios de Magé, usada hoje pela CENTRAL. Foto Luis A. Doria

Estação atual de Magé em 2015. Revista Ferroviario SIMEFRE_edição anual 2015
 
     
Atualização: 25.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.