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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Conselheiro Josino
Morro do Coco
Guarataia
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Carangola (1878-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1996)
MORRO DO COCO
(antiga VILA NOVA)
Município de Campos, RJ
Linha do Litoral - km 356,133 (1960)   RJ-1673
Altitude: 46 m   Inauguração: 22.04.1878
Uso atual: Associação de moradores (2019)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vila Nova foi aberta pela E. F. Carangola em 1878.

Em 1890 foi absorvida com a ferrovia pela Leopoldina. Nos anos 1940 teve o nome alterado para Morro do Côco. Na verdade, em 2007, Morro do Côco e Vila Nova eram localidades distintas, tanto assim que eram servidas por diferentes linhas de vans.

A estação fica na Vila Nova, e em 2019 era a sede da associação de moradores do lugar. O prédio estava bastante descaracterizada. Quanto à linha, que em 2007 estava ainda com tráfego de trens, com a cessação destes serviços, o mato cobriu tudo.

(Fontes: Carlos Latuff; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Estação de Morro do Coco, em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff

Estação de Morro do Coco, em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff

Estação de Morro do Coco, em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff

Estação de Morro do Coco, em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff

A estação em 02/2019. Foto Cleverson Junior
 
     
Atualização: 28.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.