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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Guandu
Conselheiro Josino
Morro do Coco
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Carangola (1878-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1996)
CONSELHEIRO JOSINO
(antiga PENHA)
Município de Campos, RJ
Linha do Litoral - km 346,082 (1960)   RJ-1675
Altitude: 27 m   Inauguração: 21.02.1878
Uso atual: Alcoólicos Anônimos (2007)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Penha foi aberta pela E. F. Carangola em 1878.

Em 1890 foi absorvida com a ferrovia pela Leopoldina. Em 1892, o nome foi alterado para Conselheiro Josino (ver caixa abaixo, de 1892).

Nesta estação atualmente (2007) funciona um grupo de Alcóolicos Anônimos. Próximo a ela, um acampamento de ciganos, muito comuns nessa parte do Estado.

1892
AO LADO:
Mudança de nomes de estações da Leopoldina, entre as quais a de Penha, que passou a se chamar Conselheiro Josino
(
O Estado de S. Paulo, 20/09/1892).

ACIMA: O bairro rural de Conselheiro Josino tinha sua celebridade em 1922 (ano em que o anúncio foi publicado): este morador - Joaquim Nunes Henriques - afirma ter sido curado com o depurativo da cidade ali do lado, São João da Barra (Revista da Semana, 30/9/1922).

1924
AO LADO:
As fortes chuvas do verão deste ano inundaram vários trechos da Leopoldina, inclusive a estação de Conselheiro Josino, que, ao contrário do que está na notícia, jamais pertenceu à linha que ligava Campos a Miracema. (O Estado de S. Paulo, 12/2/1924).

(Fontes: Carlos Latuff; O Estado de S. Paulo, 1924; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff

Desenho em bico de pena da estação em 21/07/2007. Por Carlos Latuff

A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff

A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff
 
     
Atualização: 17.09.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.