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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Domingos Martins
Pedra do Vento
Usina Elétrica
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (n/d-1971)

PEDRA DO VENTO

Município de Domingos Martins, ES
Linha do Litoral - km 602,024 (1960)   ES-4249
Altitude: 234 m   Inauguração: n/d
Uso atual: demolido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: O posto telegráfico de Pedra do Vento não tem a data de inauguração conhecida. Sabe-se apenas que o Relatório da RFFSA/EFL de 1971 diz que "foi fechado em caráter definitivo o posto de Pedra do Vento em 1/6/1971". Nele deveria, portanto, haver um pequeno prédio.


ACIMA: Mapa parcial do município de Viana nos anos 1950, cortado pela linha do Litoral da Leopoldina e passando por diversas estações e paradas dentro do município (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958).


ACIMA: A parada em 2/10/2018. Notar a escadaria que levava os habitantes do povoado ao trem de passageiros (Foto: Da Silva Jr. em 2018, quando a perda não tinha mais função alguma. Não havia mais cobertura nenhuma, se é que um dia houve).

(Fontes: Da Silva Jr., 2018; RFFSA/EFL: Relatório, 1971; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A parada em 2012. Foto Leonardo Mendonça Corrêa
 
     
Atualização: 16.08.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.