A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Penha Circular
Bras de Pina
Cordovil
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Leopoldina (1886-1975)
RFFSA (1975-1996)
Supervia (1996-)
BRAZ DE PINA
Município de Rio de Janeiro, RJ
Linha do Norte - km 13,718 (1960)   RJ-1669
Altitude: 10 m   Inauguração: 23.10.1886
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Braz de Pina foi inaugurada em 1886. No início, era uma estação de madeira, situada no final da rua Santo Antônio, antigamente rua Oricá, na Vila Guanabara.

Hoje é uma das estações dos trens metropolitanos da Supervia.

CLIQUE AQUI E VEJA A SITUAÇÃO LAMENTÁVEL DE DIVERSAS ESTAÇÕES DE SUBURBIO DA LEOPOLDINA EM 1918


ACIMA: Anúncio de 1913 (CLIQUE SOBRE ELE PARA VÊ-LO INTEIRO) anunciando as vantagens de se comprar terrenos próximos às estações da Leopoldina no Rio de Janeiro (Fon-Fon, 11/10/1913).
ACIMA: A estação de Braz de Pina como referência na propaganda da Villa Guanabara em 1928 (A Noite, 23/6/1928).
ACIMA: Estação de Bras de Pina em 1930, e rua Santo Antonio com as casinhas, das quais resta intacta pelo menos uma em 2015 (O Cruzeiro, 5/6/1930).

ACIMA: Acidente junto à estação de Bras de Pina em 1949 (Folhe da Manhã, 15/10/1949).

ACIMA: (CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VE-LO MAIOR) Em 1967, estudava-se juntar as duas estações da linha de suburbios da Leopoldina e chamá-la de Corodobrás. Não foi para a frente (Luta Democratica, 17/11/1967).

(Fontes: Anderson; CBTU; Fon-Fon, 1913; O Cruzeiro, 1930; A Noite, 1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, sem data. Foto do site da CBTU

A estação em 2008. Foto Anderson

A estação - e o trem da Supervia - em 2008. Foto Anderson
 
     
Atualização: 30.08.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.