A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Piabetá
Cassebu
Calafate
...

Autor desconhecido - s/d
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
 
E. F. Leopoldina (?-1962)
CASSEBU (antiga INHOMERIM)
Município de Magé, RJ
Ramal de Guia de Pacobaíba - km 49,032 (1960)   RJ-4462
Altitude: 4 m   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1854, Irineu Evangelista de Souza inaugurou a primeira ferrovia do Brasil, com bitola de 1,676 m, ligando o porto de Mauá, no "fundo" da baía de Guanabara, a Fragoso, estação situada a cerca de 14 km, e ali rodou a Baroneza, a primeira locomotiva a percorrer uma linha no Brasil. A E. F. Mauá foi estendida em 1856 até Raiz da Serra e dali pretendia subir a serra de Petrópolis para alcançar essa cidade, fato que ocorreu apenas 30 anos mais tarde, mas por outra empresa, a E. F. Príncipe do Grão Pará, que acabou por comprar a E. F. Mauá em 1888 e reduzir sua bitola para métrica para acabar com a baldeação em Raiz da Serra. Em 1890, tudo passou a ser propriedade da E. F. Leopoldina. A partir do momento em que esta chegou a Piabetá com sua linha vinda da estação de Barão de Mauá, no Rio, o trecho entre Piabetá e Mauá passou a ser apenas um ramal. Em meados dos anos 60, o tráfego entre essas duas estações foi suprimido e a ferrovia desde então está abandonada.
 
A ESTAÇÃO: Sem maiores informações. Havia um prédio para a estação, como mostra a fotografia ao pé da página.

Em 2010 não havia mais nada, somente uma construção paupérrima.

"Diante das nossas perguntas, o rapaz de nome Bruno nos indicou conversar com seu avô, seu Jorge, comerciante local que estava alguns metros à frente, trabalhando em um precário bar. Chegando lá, perguntamos muitas coisas sobre o local e ele nos deu informações valiosas. 'Seu' Jorge é um ferroviário aposentado, que começou a trabalhar na ferrovia no ano de 1958, sendo a linha já tendo como administração a RFFSA. Ele nos contou que dali para frente, a partir de Cassebu vinha a parada Calafate, depois a parada Camarão e depois a parada Zé Maria! Não vi nenhum relato sobre as duas últimas nos livros e mapas que tenho, muito menos na internet, mas é provável que estes locais tenham sido apelidados pela população no decorrer dos anos, já que segundo 'Seu' Jorge, em umas destas paradas havia um intenso movimento de limpeza de camarões vindos da Baía de Guanabara, e depois como comprovamos, a linha cruzava uma estrada que se chama José Maria" (Eduardo P. Moreira, 21/10/1010).


ACIMA: Aqui teria sido o local da estação de Cassebu, antigamente Inhomerim. Não há vestígios aparentes da estação ou da ferrovia (Foto Julio Cesar da Silva em 2009).

(Fontes: Julio Cesar da Silva; Luís Octavio de Oliveira; Eduardo P. Moreira; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht))
     

A antiga estação de Cassebu. Foto Luis Octavio de Oliveira, sem data

A estação, sem data. Creditos na foto
 
     
Atualização: 29.08.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.