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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Triagem
Manguinhos
Bonsucesso
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Norte (1886-1888)
R. J. Northern Railway (1888-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
MANGUINHOS
(antiga AMORIM e CARLOS CHAGAS)
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha do Norte - km 6,580 (1960)   RJ-3691
Altitude: 3 m   Inauguração: 23.10.1886
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2013
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que unia o centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá (Guia de Pacobaíba) à estação de Raiz da Serra (Vila Inhomerim). O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E. F. Príncipe do Grão Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. Finalmente a estação de Areal foi unida à de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina. Finalmente, o trecho entre o a estação de São Francisco Xavier, na Central do Brasil, e Piabetá foi entregue entre 1886 e 1888 pela chamada E. F. Norte, que neste último ano foi comprada pela R. J. Northern Railway. Finalmente, em 1890, a linha toda passou para o controle da Leopoldina. Em 1926 a linha foi estendida finalmente até a estação de Barão de Mauá, aberta nesse ano, eliminando-se a baldeação em São Francisco Xavier. O trecho entre Vila Inhomerim e Três Rios foi suprimido em 5 de novembro de 1964. Segue operando para trens metropolitanos todo o trecho entre o centro do Rio de Janeiro e Vila Inhomerim.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Amorim foi aberta em 1886 na E. F. do Norte.

Chamou-se mais tarde Carlos Chagas, que, em 1958, ainda mantinha o nome (ref. Guia Levi, 02/1958). Em 1960, já tinha o nome atual: Manguinhos.

Hoje é uma estação de trens metropolitanos, num prédio completamente diferente do que era nos tempos da Leopoldina.

Em 2013, foi construída uma nova estação, moderna, entregue em dezembro.


1956
AO LADO: Denúncia de sabotagem nas linhas entre Bonsucesso e Carlos Chagas - hoje Manguinhos - evitou desastre nos subúrbios da Leopoldina em 1956 (Folha da Manhã, 20/6/1956).

ACIMA: A estação inundada em 1959 (O Globo, 21/5/1959).
ACIMA: A estação vista de mais longe provavelmente nos anos 1960. Compare com a foto da inundação mais acima (Autor e data desconhecidos).

ACIMA: A estação em reforma em 2017 (Autor desconhecido).

ACIMA: A estação vista do morro do Alemão em 2017 (Autor desconhecido).

ACIMA: Vista aérea do Rio de Janeiro que mostra a estação de Manguinhos em 2019 (cessão Salles Filho).

(Fontes: Rogerio Santana; Adenilson M. Sousa; Folha da Manhã, 1956; Hélio Suevo: A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro, 2004; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928)
     

A solidão da estação de Amorim em 1898. Hélio Suevo: A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro, 2004

A estação de Carlos Chagas em 1941. Cessão Adenilson Souza

Nova estação de Manguinhos, aberta em dezembro de 2013. Foto Rogerio Santana
 
     
Atualização: 24.04.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.