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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Mangueira
Triagem
Heredia de Sá
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Na Leopoldina:
Barão de Mauá
Triagem
Manguinhos
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do Brasil (1910-1965)
E. F. Leopoldina (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-)
TRIAGEM
Município do Rio de Janeiro, RJ
Linha Auxiliar - km 4,379 (1928)   RJ-1310
Altitude: 10 m   Inauguração: 30.09.1910
Uso atual:   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central. Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina. No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado à E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista. Nos anos 60, toda a linha passou para a Leopoldina. A linha da Auxiliar teve o traçado alterado nos anos 1970 quando boa parte dela foi usada para a linha cargueira Japeri-Arará, entre Costa Barros e Japeri, ativa até hoje, bem como para trens metropolitanos entre o Centro e Costa Barros. Entre Japeri e Três Rios, entretanto, a linha está abandonada já desde 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Triagem foi inaugurada em 1910. Seu nome original era Parada Silva e Souza* (*Hélio Suevo Rodrigues, A Formação das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro, Memória do Trem, 2004).

O prédio atual que substituiu o original está hoje muito próximo da estação do metrô, de mesmo nome - ela pode ser vista ao fundo da foto de 2003 (abaixo).

Na verdade, existiam duas estações Triagem, uma de passageiros, outra de cargas, distantes pouco mais de 500 metros uma da outra.

Até meados dos anos 1960, serviu também como estação da E. F. Rio do Ouro, encampada no final dos anos 1920 pela E. F. Central do Brasil.


1927 -ACIMA: Acidente com feridos em Triagem (O Estado de S. Paulo, 14/5/1927).

1930
À ESQUERDA:
Em nota durante a Revolução de 1930, foi construído um desvio para os armazéns da estação de Benfica, da E. F. Rio D'Ouro, dali bastante próxima (Folha da Manhã, 8/10/1930).
     

A estação de Triagem, sem data. Foto cedida por Wanderley Duck

A atual estação de Triagem em 08/2003. Foto Carlos Latuff

A estação de Triagem à noite, em 03/2006. Foto Carlos Latuff
     
     
Atualização: 19.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.