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E. F. Santa Catarina
(1909-1954) |
BLUMENAU-VELHA
Município de Blumenau, SC |
Linha-tronco - km 49,500 (1960) |
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SC-1749 |
Altitude: 14 m |
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Inauguração: 03.03.1909 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1909 (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909,
ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar
com a linha Itararé-Uruguai, então em construção,
próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o
Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente,
chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958,
jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua
linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente
para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária
desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois,
sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar
pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do
Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de
gente dedicada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Blumenau, a original, foi inaugurada com a linha, em 1909,
em estilo enxaimel. Foi desativada ou em 1954, com a extensão
da linha até Itajaí, quando se construiu uma
nova estação, ou em meados dos anos 1960, pois parece
que chegou a funcionar por algum tempo juntamente com a nova estação,
como pátio de manobras e estação de cargas.
Ficava a cerca de 600 metros da estação nova.
Foi demolida já nos anos 1960, e o que ocupa hoje seu lugar
é o prédio da Prefeitura Municipal.
"Quando a linha foi estendida para Itajaí, esta foi construída
num patamar mais alto em relação a linha antiga que demandava para
a antiga estação. Assim, mais ou menos 1,5 km à frente da estação
velha houve a derivação da nova linha para Itajaí e onde foi construída
a nova estação em 1937. Em 1954, quando o trecho finalmente foi inaugurado,
a linha velha permaneceu por uns anos. Normalmente as locomotivas
usavam a linha velha para fazer a limpeza da caldeira (jato de vapor)
numa ponte que existia perto da velha estação. Mas, isto durou uns
anos e depois a linha foi erradicada. A estação velha a partir de
1954, passou a abrigar apenas o escritório da ferrovia, a diretoria,
por exemplo, por ser área central da cidade, e assim ficou até a desativação
em 1971. Foi este local um dos primeiros a ser "encampado" pela Prefeitura
de Blumenau, que ali construiu o fórum da cidade, e lamentavelmente
demolindo a estação, isto já pelos fins de 1971. Além do prédio do
fórum, que já não é mais fórum, o local abriga hoje o grande prédio
da Prefeitura de Blumenau" (Luiz Carlos Henkels, 2008).
(Veja também BLUMENAU-NOVA)
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1906
AO LADO: Demorariam nais que 4 anos para inaugurr a linha í (O Estado de S. Paulo, 18/01/1906). |
ACIMA: O transporte fluvial através da Empresa
de Navegação fazia parte da Estrada de Ferro Santa Catarina. Até 1954,
data da inauguração do trecho ferroviário de Blumenau a Itajaí, a produção e pessoas
chegavam de trem a Blumenau e depois faziam baldeação a vapores até
o porto marítimo na cidade de Itajaí. Na foto o Vapor Progresso (Texto
e acervo Angelina Wittmann. Data desconhecida).
ACIMA: A locomotiva chega à estação
(Bahnhof, em alemão) de Blumenau em 1911 (Autor desconhecido).
ACIMA: A locomotiva na estação de Blumenau em
1936 (Autor desconhecido).
ACIMA: As duas linhas que Blumenau teve:
a de 1909 e a de 1954, assinaladas em uma vista do final dos anos 1930 (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR).
(Fontes: Luiz Carlos Henkels; Angelina C. R. Wittman: A Estrada
de Ferro no Vale do Itajaí, de 2001; Carlos Cornejo e João
E. Gerodetti: As ferrovias do Brasil, 2005; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em construção em 1908.
Autor desconhecido |
Estação de Blumenau em 1930. Foto do Livro As
ferrovias do Brasil, 2005, de Carlos Cornejo e João
E. Gerodetti |
A estação em foto sem data. Cartão postal |
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Atualização:
06.04.2022
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