A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice
Estações de Sta Catarina
...
Capim Volta
Blumenau-nova
Blumenau-velha
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1987
...
 
E. F. Santa Catarina (1954-1971)
BLUMENAU-NOVA
Município de Blumenau, SC
Linha-tronco - km 47,460 (1960)   SC-1727
Altitude: 19 m   Inauguração: 18.12.1954
Uso atual: clínica veterinária   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1937
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litoral, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Blumenau-nova foi aberta em 1954 e chegou a funcionar concomitantemente por alguns anos com a estação antiga, que foi depois demolida.

O prédio da estação, porém, teria sido construído bem antes, em 1937. "Relatórios do Dr. Pederneiras, que era o então diretor, o qual se encontra no arquivo historico de Blumenau, mostram que ela ficou sem uso de 1937 até 1954, quando finalmente inauguraram o trecho para Itajaí. Tanto o túnel como a estação ficaram sem uso até 1954. O túnel tambem ficou pronto em 1937 e se situa logo após a ponte metálica. Esta, a ponte, ficou pronta em 1931, e até 1936 ligava nada a nada. Quando fizeram a estação e o túnel aí é que fizeram os encontros da ponte e o viaduto metálico que vai para o túnel. Mesmo assim ainda não foi feita a outra ponte de concreto e o viaduto de concreto do outro lado do túnel. esta foi uma obra executada somente entre 1948 e 1950" (Luiz Carlos Henkels, 04/2008).

"Quando a linha foi estendida para Itajaí, esta foi construída num patamar mais alto em relação a linha antiga que demandava para a antiga estação. Assim, mais ou menos 1,5 km à frente da estação velha houve a derivação da nova linha para Itajaí e onde foi construída a nova estação em 1937. Em 1954, quando o trecho finalmente foi inaugurado, a linha velha permaneceu por alguns anos. Normalmente, as locomotivas usavam a linha velha para fazer a limpeza da caldeira (jato de vapor) numa ponte que existia perto da velha estação. Mas isto durou uns anos e depois a linha foi erradicada. A estação velha, a partir de 1954, passou a abrigar apenas o escritório da ferrovia, a diretoria, por exemplo, por ser área central da cidade, e assim ficou até a desativação em 1971" (Luiz Carlos Henkels, 2008).

Hoje, descaracterizado, o prédio é utilizado como clinica veterinária. Fica na atual rua Martin Luther, em Blumenau.

(Veja também BLUMENAU-VELHA)


ACIMA: As duas linhas que Blumenau teve: a de 1909 e a de 1954 (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR).

ACIMA: A guarita vista na foto acima, na esntrada do pátio, vista do outro lado e mais próxima (Fotos Guido Mota, acervo Marcelo Lordeiro, sem data).

ACIMA: Entrada do pátio de Blumenau-nova, em 1971, pouco após a desativação da estação e da ferrovia.

(Fontes: Luiz Carlos Henkels; Anthar Cesar Hartmann; Guido Mota; Carlos Latuff; Angelina C. R. Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, de 2001; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Blumenau-nova, ainda em operação. Cessão Anthar Cesar Hartmann

Estação de Blumenau-nova, em 1971, pouco depois de desativada. Foto Guido Mota

O que um dia foi a estação de Blumenau-nova...

...perdida no meio da calçada...

...como um prédio qualquer, em 2004. Fotos Carlos Latuff

A estação em 24/3/2019. Foto Alejandro Polvorines
     
Atualização: 28.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.