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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Conselheiro Pena
Adelicio Nascimento
Barra do Cuietê
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1950-1966/8)
ADELICIO NASCIMENTO
Município de , MG
EFVM - km 248 (1960)   MG-4846
Altitude: 124 m   Inauguração: 08.09.1950
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Adelicio Nascimento foi inaugurada em 1950 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).

Ela teria tido um nome anterior (Guia das Estradas de Ferro do Brasil, 1960): km 258, que não é citado pelo Guia Levi, cuja abertura ter-se-ia dado já com o nome definitivo entre 1960 e 1963 (Guia Levi).

Foi desativada entre 1966 e 1968 (Guia Levi).

(Fontes: Guias Levi, 1917-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).
     
     
     
Atualização: 05.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.