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E. F. Vitória
a Minas (1950-1966/8) |
ADELICIO NASCIMENTO
Município de , MG |
EFVM - km 248 (1960) |
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MG-4846 |
Altitude: 124 m |
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Inauguração: 08.09.1950 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir
do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar
as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a
produção de café. Com enormes dificuldades ela
foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em
1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la
e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo
pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha
da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José
da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival
Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas,
a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Adelicio Nascimento foi inaugurada em 1950 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).
Ela teria tido um nome anterior (Guia das Estradas de Ferro do Brasil, 1960): km 258, que não é citado pelo Guia Levi, cuja abertura ter-se-ia dado já com o nome definitivo entre 1960 e 1963 (Guia Levi).
Foi desativada entre 1966 e 1968 (Guia Levi).
(Fontes: Guias Levi, 1917-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). |
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Atualização:
05.11.2022
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