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VXY Mogiana em MG

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Baunilha
Barbados
Colatina
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1932-1947/8)
BARBADOS
Município de , ES
EFVM - km 120 (1960)   ES-4840
Altitude: 45 m   Inauguração: 12.11.1932
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 

HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.

 

A ESTAÇÃO: A estação de Barbados foi aberta em 1932, segundo o Guia Geral das Ferrovias do Brasil (1960) e os horários do Guia Levi confirmam a data, no início desse ano.

Segundo Eduardo Coelho e João Bosco Setti, nos anos 1940, tempos de grandes modificações na ferrovia, em experiêncisa feitas com a lotação dos novos trens com lotação máxima de 50 t por vagão, um trem com 1000 t de minério partia de Itabira com uma locomotiva Mikado e 20 vagões tinha de ser dividido em dois trens de 500 t e 10 vagões cada um quando chegava a Aimorés, prosseguindo até Barbados, de onde prosseguia até Barbados, onde cada uma deles era dividido novamemte, desta vez em dois trens de 250 t com cinco vagões, ou seja, o mesmo trem de minério que saía de Itabira chegava a Vitória dividido em quatro.

A estação ainda funcionava como tal em junho de 1979 (Guia Levi).

Não sei a situação do prédio em 2022.

(Fontes: Guia Levi, 1917-1984; Guia Geral das Ferrovias do Brasil, 1960)
     
     
     
Atualização: 28.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.