|
|
E. F. Vitória
a Minas (1932-1947/8) |
BARBADOS
Município de , ES |
EFVM - km 120 (1960) |
|
ES-4840 |
Altitude: 45 m |
|
Inauguração: 12.11.1932 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta
em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e
tinha como objetivo principal transportar as culturas da região
ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de
café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no
sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a
comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas,
a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar
a linha desde Vitória até a região de Belo
Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério
de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma
das pouquíssimas ferrovias a manter no País até
hoje os trens de passageiros.
|
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Barbados foi aberta em 1932, segundo o Guia Geral das Ferrovias do Brasil (1960) e os horários do Guia Levi confirmam a data, no início desse ano.
Segundo Eduardo Coelho e João Bosco Setti, nos anos 1940, tempos de grandes modificações na ferrovia, em experiêncisa feitas com a lotação dos novos trens com lotação máxima de 50 t por vagão, um trem com 1000 t de minério partia de Itabira com uma locomotiva Mikado e 20 vagões tinha de ser dividido em dois trens de 500 t e 10 vagões cada um quando chegava a Aimorés, prosseguindo até Barbados, de onde prosseguia até Barbados, onde cada uma deles era dividido novamemte, desta vez em dois trens de 250 t com cinco vagões, ou seja, o mesmo trem de minério que saía de Itabira chegava a Vitória dividido em quatro.
A estação ainda funcionava como tal em junho de 1979 (Guia Levi).
Não sei a situação do prédio em 2022.
(Fontes: Guia Levi, 1917-1984; Guia Geral das Ferrovias do Brasil, 1960) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.12.2022
|
|