|
|
E. F. Vitória
a Minas (1921-) |
CAVALINHO
Município de João Neiva, ES |
EFVM - km 81 (1960) |
|
ES-4719 |
Altitude: 72 m |
|
Inauguração: 01.10.1921 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Cavalinho foi inaugurada em 1921 (Guia Geral das Ferrovias do Brasil, de 1960). O Guia Levi cita esta data como tendo ocorrido entre 1917 e janeiro de 1929.
A estação ainda estava funcionando em junho de 1979.
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
05.11.2022
|
|