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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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(1976)
Intendente Câmara
Coronel Fabriciano
Acesita
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
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E. F. Vitória a Minas (c.1948-1982)
CORONEL FABRICIANO
(antiga CALADO)
Município de Coronel Fabriciano, MG
EFVM - km 464 (1960)   MG-3073
Altitude: 239 m   Inauguração: c.1948
Uso atual: estação de passageiros   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1980?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Coronel Fabriciano foi inaugurada na
Ney Strauch escreveu em 1958 sobre a área da estação: "(...) De maneira geral, as cidades, sedes de municípios, estão situadas tão situadas para fora do vale como um atestado vivo da pouca importância que tinha o rio até bem pouco tempo. Os escassos aglomerados de casas são representados em geral por estações da estrada de ferro e alguns já se tornaram sede de distrito. Tanto Antonio Dias quanto Coronel Fabriciano são pequenos agrupamentos urbanos com comércio muito reduzido, lutando com a concorrência dos armazéns que abastecem a população carvoeira. O principal centro urbano é, sem dúvida, a cidade siderúrgica da ACESITA, onde um planejamento prédio tornou possível a construção de uma cidade moderna em plena mata. Mais do que qualquer outra parte do vale, a área depende inteiramente da E. F. Vitória-Minas, única via da transporte".
reforma da linha nos anos 1940. Seu nome original era Calado. A velha estação foi demolida em 1982. Na área foi construída uma estação rodoviária. Como a linha foi retificada e passou a correr do outro lado do rio Piracicaba, hoje o trem para na estação de Mario Carvalho, do lado oposto do rio. Esta nova estação atende à população de Cel. Fabriciano e de Timoteo.
(Fontes: João Bosco Setti; Lourenço Paz; Nilson Rodrigues; aceciva.blog.terra. com.br; Ney Strauch: Zona Metalúrgica de Minas Gerais e Vale do Rio Doce, CNG, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

ACIMA: último trem a passar pela estação de Coronel Fabriciano no centro da cidade (Autor desconhecido).
     

A estação, sem data. Foto do museu de Pedro Nolasco. Cessão Lourenço Paz

A estação nos anos 1960. Acervo Nilson Rodrigues

Demolição da velha estação em 1982. Do site aceciva.blog.terra.com.br
     
     
Atualização: 05.01.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.