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E. F. Vitória
a Minas (1905-) |
FUNDÃO
Município de Nova Almeida, ES (1905-1921)
Município de Fundão, ES (1921-) |
EFVM - km 52 (1960) |
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ES-2196 |
Altitude: 41 m |
Inauguração: 15.05.1905 |
Uso atual: estação de passageiros |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresários
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Fundão foi inaugurada em 1905.
Segundo a Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959, p. 80, a construção da ferrovia Vitoria-Minas, construiu o passo decisivo no declinio de Nova Almeida, município que existia na região. A passagem dos seus trilhos, pela fazenda Taquaruçu, pertencente ao pioneiro Candido Vieira, às margens do rio Fundão, possibilitou, ali, a formação de um aglomerrado urbano, que em 1903 já seria elevada a sede de distrito, com o nome de Fundão. Então, , em 1921, a sede do municipio de Nova Almeida transferia-se para o distrito de Fundão. Em 1933 criava-se o município com este nome.
O prédio da estação passou por reformas no fim de 2010.
ACIMA: A estação de Fundão fica junto à
sede do município do mesmo nome (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958).
ACIMA: Mapa entre as estações de Aricanga e de Fundão entre 1944 e 1948 mostrando a estação de Aricanga e uma pequena variante (a nova) na região (linha pontilhada vermelha)(Prof. Dr .André Simplicio Carvalho, UFMG).
ACIMA: Estação de Fundão, sem data (autor desconhecido).
(Fontes: Prof. Dr. André Simplicio Carvalho, UFMG: https://journals.openedition. org/terrabrasilis/10282; Cesar Café Barreto, 2003; Marcos Zeituni, 2003; Silvio Rizzo, 2005; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958 e vol. XXII, 1959; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Estação de Fundão por volta de 1955. Foto IBGE: EMB, vol. XXII, p. 81 |
A estação em 2003. Foto Cesar Café Barreto |
A estação em 2003. Foto Marcos Zeituni |
A estação em 2005. Foto Silvio Rizzo |
Estação de Fundão em 2022. Foto Denis Rizolli |
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Atualização:
09.12.2022
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