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E. F. Vitória
a Minas (1943-) |
ITACIBÁ
Município de Cariacica, ES |
EFVM - km 3 (1960) |
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ES-4873 |
Altitude: 4 m |
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Inauguração: 15.07.1943 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1943? |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir
do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar
as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a
produção de café. Com enormes dificuldades ela
foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em
1910, empresários ingleses a compraram para eletrificá-la
e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo
pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha
da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José
da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival
Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas,
a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: O posto telegráfico
de Itacibá foi inaugurado em 1943. Seu nome não aparecia nos Guias Levi em época alguma, porém no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 havia o seu registro.
O posto servia às oficinas de carros e vagões. O seu nome indígena significa “Frente de pedra”, onde "Ita" - Pedra e "cibá" - frente. Sua inauguração deu-se em 15 de Julho de 1943.
Teria sido ela construída para ser operacional numa época (anos 1940) em que as linhas estavam sendo remanejadas para a construção da variante ligando a estação de Pedro Nolasco a Flechal, que é a que existe até hoje? O fato é que em 1960 ela ainda existia.
Em 2022 o local era um bairro de Cariacica, longe da ferrovia atual. Ali esteve por algum tempo uma antiga fábrica de vagões da VALE.
Existe por ali também uma pátio da VLI (Valor Logística Integrada), ferrovia sucessora da RFFSA e da E. F. Leopoldina. Esta última não manda mais nada para este pátio, pois a linha não chega mais a Vitória com seus trens, a linha está desativada (ligava o Rio de Janeiro a Vitoria e terminava praticamente ao lado das linhas ainda hoje operantes da EFVM.
ACIMA: Mapa parcial do município de Cariacica nos anos 1950. A
parada de Flechal aparece à direita, próxima
à baía de Vitória, já na variante construída nos anos 1940. Também aparece a localidade de Santana, na estrada (em vermelho) que possivelmente está no leito original da ferrovia. A localidade de Itaciba, que tinha também uma estação na ferrovia e agora está numa rodovia (em vermelho) (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958).
ACIMA: O povoado de Itaciba, foto sem data. (Autor desconhecido).
(Fontes: Marcos Antonio Junior, 2022; Guias Levi, 1917-1984) Guia Geral das Estradas e Ferrro do Brasil, 1960) |
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A estação de Itaciba. Data e autor não conhecidos |
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Atualização:
06.01.2023
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