A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Itacibá
Parada Modelo
Santana
...

A EFVM e suas estações em 1952

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
...
 
E. F. Vitória a Minas (c.1910-1917)
PARADA FAZENDA MODELO
Município de Cariacica, ES
EFVM - km   ES-4525
Altitude: 8 m   Inauguração: c.1910
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção da estrutura atual: c.1910
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresários ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A parada foi construída por solicitação do então Presidente do Estado do Espírito Santo, Jerônimo Monteiro, para servir à Fazenda Modelo de Sapucaia, por volta de 1910.
Estava situada no trecho pioneiro da ferrovia, já de há muito erradicado, entre as estações de Itacibá e a de Cariacica.

A Fazenda Modelo de Sapucaia foi inaugurada em 4 de dezembro de 1909,. Providenciou o também o governo uma parada, de modo que os agricultores, vindos pela Estrada de Ferro Vitoria a Diamantina, saltassem diretamente na Fazenda Modelo de Sapucaia.

Não há conhecimento se era somente uma plataforma ou se havia alguma construção tipica das estações da época. Segundo Paulo Vieira Lopes, nos dias de hoje, situar-se-ia ao lado da Estrada Santa Leopoldina, antigo leito da EFVD, no bairro Campo Verde, no município de Cariacica, ES. Próximo à plataforma surgia a entrada da antiga fazenda estadual, que não durou muito tempo, já estando extinta no final de 1917 (ver caixa abaixo, de 1917).

O Guia Levi de 1917 ainda cita a parada como existente nesta época.

1917
AO LADO:
Parte do depoimento de Abner Mourão no Congresso Legislativo do Espirito Santo deixando claro que a fazenda já não mais existia , apesar de seu êxito nos anos iniciais (Diario da Manhã, publicado em 28/11/1917)

ACIMA: Plataforma da parada da Fazenda Modelo, ainda existente em 2022 e situada no bairro do Campo Verde em Cariacica, na avenida Santa Leopoldina (Cessão Marcos Antonio da Silva)

(Fontes: Luis Claudio Vieira Lopes, 2022; Maria Stella de Novaes: Jerônimo Monteiro - Sua Vida e Sua Obra", pp. 205, 206 e 207.Guias Levi, 1917-1984) Guia Geral das Estradas e Ferro do Brasil, 1960)
     

A parada em 2022. Foto Marco Antonio da Silva
 
     
Atualização: 06.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.