A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
(2002)
Colatina
Itapina
Mascarenhas
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Vitória a Minas (1919-2010)
ITAPINA (antiga LAGE e ITÁ)
Município de Colatina, ES
EFVM - km 151 (1960)   ES-3130
Altitude: 50 m   Inauguração: 20.10.1919
Uso atual: estação de passageiros   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1919?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo passava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lage foi inaugurada em 1919. Mais tarde (entre 1928 e 1932) passou a ser chamada de Itá. Nos anos 1940 teve seu nome alterado para Itapina.

1919
AO LADO
: Notícia sobre a inauguração da estação de Laje. A "data de hoje" é do jornal e é a de 21/9/1919. (na verdade, "Lage 20" deve ser o dia correto). A data constante no Guia Geral de 1960, no entanto, é a de 20 de outubro desse mesmo ano (Diario da Manhã, 21/9/1919).

1927
AO LADO
: Itapina iria ter um novo armazem (O Estado de S. Paulo, 14/8/1927).
ACIMA: O trem da EFVM passa ao longo do Rio Doce próximo à estação de Itapina (Foto Alex Rossi, novembro de 2013).

(Fontes: Edgar Gatti; Diario da Manhã, 1919; Guia Telegraphico do Brasil, 1927; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79)
     

Será esta a atual estação de Itapina? Se não é, um dia foi, pois o dístico foi apagado, mas existiu. Foto Edgar Gatti em 2007
   
     
     
Atualização: 17.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.