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E. F. Vitória
a Minas (1927-2004?) |
ITUETA
Município de Itueta, MG |
EFVM - km 202 (1960) |
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MG-0215 |
Altitude: 89 m |
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Inauguração: 20.07.1927 |
Uso atual: possivelmente submersa em 2004 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1927 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itueta foi aberta em 1927 (seg. National Geographic
Brasil, 08/2004).
A emancipação do bairro como município em volta da estação deu-se em 1948.
No início dos anos 2000, anunciou-se que a estação seria inundada
- notem na foto de Marcos
Zeituni (2003), ao pé da página, as pessoas ao longo da via que vendem paçoca,
doce de leite, cocada etc elas fazem a festa nos carros de classe
econômica - pela barragem que está sendo construida ali
perto.
A cidade também deveria ser submersa; a EFVM estava em 2003
retificando o trecho, cortando morros para subir a linha e nao ter
problemas com as águas em época das chuvas. Uma nova
estação deveria ser construída na variante (cf. informação de agosto
de 2004).
A cidade, sim, foi efetivamente reconstruída num plano mais alto, em 2006. Porém, nenhuma estação com o nome de Itueta foi reconstruída na variante, até 2022.
ACIMA: Mapa (parcial) do município de Itueta durante os anos 1950 mostra a estação e a ferrovia Vitoria-Minas junto à barra do rio Quatis (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1960).
ACIMA: Os últimos dias de Itueta em 2004 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (National Geographic Brasil, agosto de 2004, p. 15).
(Fontes:
Hugo Caramuru, 1985; Marcos Zeituni, 2003; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1960; National Geographic Brasil, agosto de 2004, p. 15). |
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A estação de Itueta, um pouco diferente da foto de 2003, ao lado desta,
com um anexo que desapareceria mais tarde. Sem data. Foto do museu da EFVM em Pedro Nolasco. |
A estação em 1985. Foto Hugo Caramuru |
A estação em 2003. Foto Marcos Zeituni |
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Atualização:
12.11.2022
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