A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
(1940)
Aimorés
Itueta
Resplendor
...
(1976)
Ot. Almeida
Itueta
Antonio Santos
...
(2002)
Aimorés
Itueta
Resplendor
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Vitória a Minas (1927-2012)
ITUETA
Município de Itueta, MG
EFVM - km   MG-0215
    Inauguração: 20.07.1927
Uso atual: estação de passageiros   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1927
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itueta, construída em 1927* (*National Geographic Brasil, 08/2004) será inundada - notem na foto de Marcos Zeitune as pessoas ao longo da via para venderem paçoca, doce de leite, cocada etc; elas fazem a festa nos carros de classe econômica - pela barragem que está sendo construida ali perto. A cidade também será submersa; a EFVM está retificando o trecho, cortando morros para subir a linha e nao ter problemas com as águas em época das chuvas. Uma nova estação será construída na variante (agosto de 2004).
     

A estação de Itueta, um pouco diferente de hoje, com um anexo. Sem data. Foto do museu da EFVM em Pedro Nolasco.

A estação em 2003. Foto Marcos Zeituni
 
     
     
Atualização: 14.06.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.