A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Itabira
João Paulo
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

A EFVM e suas estações em 1952

...
 
E. F. Vitória a Minas (1951-?)
JOÃO PAULO (CAMPESTRE)
Município de Itabira, MG
EFVM - ramal de Itabira - km 575 (1960); ramal Campestre - km 4,2   MG-4872
Altitude: 830 m   Inauguração: 08.05.1951
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: desconhecida
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itabira foi inaugurado entre os anos de 1943 e 1945 para atender à cidade de Itabira, com 4 estações que partiam da estação de Desembargador Drummond. Nos dias atuais ele segue servindo à população, embora as paradas nas estações intermediárias tenham sido extintas em data não exatamente conhecida.
 
NOTA DO AUTOR: Por ter sido uma ferrovia que construiu durnte sua história muitas vezes suas linhas principais com variantes e ramais, bem como adicionou e suprimiu várias estações e postos telegráficos durante mais de cem anos, as datas de inauguração e/ou implantação e desativação destas estações são citadas em diversos trabalhos, livros, tabelas de horários e tabelas de posições quilométricas. Isto fez com este autor usasse neste trabalho sobre a EFVM alguns dados extraídos de diversas fontes, incluindo o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960 (quilometragem), quanto do Guia Levi, publicação mensal que circulou mensalmente de 1898 a 1985 (para datas de eventos de aberturas e fechamentos de estações), com algumas edições que consegui (cerca de 55), publicando uma relação das estações especificamente da EFVM, que coloco à disposição neste site. Verificação que, em termos de datas, há diversas diferenças não facilmente explicáveis.
A ESTAÇÃO: O posto telegráfico de João Paulo foi inaugurado em 1951 e era ligado à estação de Itabira por outro ramal, de nome ramal Campestre. Essa estação não era citada nos Guias Levi, mas sim em alguns mapas e documentos (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960).

O local é também chamado de Campestre.

Como é uma estação apenas para embarque e desembarque de cargas (minérios) e não de passageiros, não teria sentido em aparecer em tabelas de horários.

Sua posição aparece em um outro mapa da ferrovia, como o que é mostrado abaixo (ver caixa abaixo), supostamente de 1970.

Não se sabe quando foi desativado. Homenagem a um engenheiro superintendente da ferrovia, falecido em 1951
.


ACIMA: Pátio do Campestre em 1948 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (foto do Arquivo Publico Mineiro). O texto é de Eduardo José de Jesus Coelho e João Bosco Setti, de seu livro (2000) A E. F. Vitoria a Minas - suas locomotivas desde 2004, volume 1, p.33).

ACIMA: Mapa supostamente de 1970 mostra a posição da estação de João Paulo, à extrema esquerda - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O MAPA EM MAIOR DEFINIÇÃO (Site VFCO).

(Fontes: Guias Levi, 1917-84; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Site VFCO)
     
     
     
Atualização: 06.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.