A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Baguari
Ribeirão Corrente
Pedra Corrida
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

A EFVM e suas estações em 1952

...

 
 
E. F. Vitória a Minas (1945-1966/8)
RIBEIRÃO CORRENTE (RIO CORRENTE)
Município de Governador Valadares, MG
EFVM - km 362 (1960)   MG-4853
Altitude: 188 m   Inauguração: 26.10.1945
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rio Corrente (como a chama o Guia Levi) ou Ribeirão Corrente (como a chama o Guia Geral das EF do Brasil, de 1960) foi inaugurada em 1945 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).

Outra data encontrada está entre 1947 e 1948 (Guia Levi).

Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi (1917-1984).
     
     
     
Atualização: 05.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.