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E. F. Vitória
a Minas (1911-) |
PEDRA
CORRIDA
Município de Periquito, MG |
EFVM - km 371 (1960) |
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MG-3135 |
Altitude: 194 m |
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Inauguração: 01.07.1911 |
Uso atual: estação de passageiros (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pedra Corrida foi inaugurada em 1911 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). Outra confirmação desta data aparece em uma tabelas de horários anunciadas pela ferrovia em 1911 (ver caixa abaixo, de 1911).
Era provavelmente apenas uma pequena parada, como ainda seguia sendo em 2004.
"Com a chegada do trem, surgem várias crianças e senhoras
com caixas de isopor e afins, para vender seus produtos. O pessoal
tem que ser rápido, pois o trem fica parado 1 minuto" (Adriano
Martins, 2004).
ACIMA: Anúncio em jornal capixaba de Vitoria
sobre a inauguração da estação, citando
o dia 30 de junho como data de inauguração, enquanto
o Guia Geral de 1960 cita 1 de julho do mesmo ano, dia em correu o
primeiro trem: o dia seguinte. Porém, aqui há um erro
no jornal: ele cita 1o de junho e não de julho para o primeiro
trem, enquanto a assinatura do chefe é de 28/6 e a data fala
em 30 do corrente (junho), data do primeiro trem e do jornal... (Diario
da Manhã, 30/6/1911).
(Fontes: Adriano Martins; Daniel Gentili; Diario da
Manhã, 1919; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-79) |
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A estação em 1958 (Autor desconhecido) |
A estação em 07/2004. Foto Adriano Martins |
A estação de Pedra Corrida, sem data e autor |
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Atualização:
06.11.2022
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