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E. F. Vitória
a Minas (1948?-?) |
TIMBUÍ-NOVA
Município de Fundão, ES |
EFVM - km 44 (1960) |
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ES-4525 |
Altitude: 45 m |
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Inauguração: 1948? |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Timbuí, a nova, teria sido inaugurada no ano de 1948
no km 44 da linha nova da EFVM.
Neste ano, a velha estação foi fechada na linha original
desativada da EFVM nessa região.
VER TAMBÉM TIMBUÍ-VELHA
ACIMA:
A estação de Timbuí fica ao sul do município
de Fundão (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VI, 1958).
(Fontes: IBGE: Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
25.03.2021
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