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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Resende-Bocaina (1878-1928)
FORMOSO
Município de São José do Barreiro, SP
tronco - km   SP--0827
    Inauguração: 08/06/1878
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Resende a Bocaina foi aberta em 1877, em seu primeiro trecho ligando a estação de Suruby, RJ (mais tarde, Oliveira Botelho), no ramal de São Paulo da E. F. Dom Pedro II (depois Central do Brasil) à estação de Estalo. Somente nos anos 1890 é que atingiu a cidade de São José do Barreiro, SP, na serra da Bocaina (daí o nome da ferrovia), com bitola métrica, totalizando 39 km de linha. No final de 1928, ela foi desativada devido a enormes prejuízos e depois de várias tentativas para ser incorporada à Central. Foi vendida para a Usina Tamoio, da família Morganti, desativada e teve o material rodante, três locomotivas a vapor, transferido para a suas usinas em Piracicaba e Araraquara, SP. Hoje, oitenta anos depois, somente restam dela algumas pontes e a estação de S. J. do Barreiro.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Formoso era a primeira da ferrovia que ficava já em território paulista. Foi inaugurada em 1878, como ponta de linha, e aparentemente foi a estação terminal até o prolongamento para São José do Barreiro ser entregue, nos anos 90 do século XIX. Entre Formoso e Suruby (Oliveira Botelho), estação do ramal de São Paulo, da Central do Brasil, onde se iniciava a ferrovia, havia cinco estações ou paradas, todas em território fluminense: Plataforma (depois chamada de Santa Casa, área urbana de Resende, RJ), Babilônia, Estalo, Independência e Riachuelo, esta na fazenda do mesmo nome, junto à divisa estadual. A estação de Formoso foi demolida em data incerta, hoje sobrando apenas vestígios do prédio e plataforma no meio de mato alto que dificulta até as fotografias. Formoso é hoje um bairro rural do município de São José do Barreiro.
(Fonte: Marco A. Giffoni)
     

Ruínas da estação no meio do mato alto, em 2001. Foto Marco Giffoni

Ruínas da estação no meio do mato alto, em 2001. Foto Marco Giffoni
 
     
     
Atualização: 23.04.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.