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(1928-1974)
Posto km 192
Garça
Jafa
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Tronco oeste CP-1970
IBGE-1974
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1928-1971)
FEPASA (1971-1974) |
GARÇA
Municípios de Campos Novos (1928)
Garça (1928-), SP |
Ramal de Agudos original - km 195,384
Linha-tronco oeste - km 433,049 |
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SP-0844 |
Altitude: 663,200 m |
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Inauguração: 01.01.1928 |
Uso atual: demolida entre 1978 e 1986 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina
até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação
das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Garça foi inaugurada no dia de ano novo de 1928,
permanecendo como ponta de linha até o final desse ano. O núcleo
que já existia chamava-se Garça, por causa do
ribeirão do mesmo nome, que ali nascia; a cidade ainda por
um curto espaço de tempo, chamou-se Incas e depois Italina,
talvez por causa do alfabeto da Paulista (a estação
anterior tinha levado a letra G, em Gália). Acabou por
ficar como Garça mesmo, tendo então a linha ficado
com dois GG seguidos.
"Lembro-me de cenas de quarenta anos atrás, meu avô
dirigindo o Mercury dele à noite, na estrada entre Garça
e Bauru. Ele e os maquinistas das G12 da CP (no trecho em que
ferrovia e rodovia eram paralelas) faziam a cortesia de desligar o
farol alto ao se cruzarem..." (Antonio A. Gorni, 2002).
Também em 1967, antigos moradores e ferroviários se
lembram do trem da Paulista que passou por Garça-velha,
vindo de Adamantina, recolhendo em 1967 mantimentos para os
flagelados de Caraguatatuba, vítimas da grande inundação
e desabamento do início desse ano. As pessoas esperavam nas
estações do trecho com donativos e alimentos, também
fato registrado com fotografias na época.
Nos anos 1970, com a retificação do trecho, a estação
foi desativada, mais precisamente em 05/05/1974, mesmo dia que a nova
estação foi inaugurada, fora da cidade, com o mesmo
nome.
Foi demolida, antes de 1986.
O trecho urbano da ferrovia original em Garça tinha
vários pontilhões - todos retirados em 1976, juntamente
com os trilhos. Existem várias fotos retratando toda essa erradicação.
(Veja também GARÇA-NOVA)
ACIMA: Mapa da cidade de Garça em
1939. Notar a estação velha no quadrante inferior direito
e também um triângulo de reversão (Prefeitura
Municipal de Garça).
1942
AO LADO: Construção de passagem sob a linha (O Estado de S. Paulo, 19/8/1942). |
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ACIMA: A linha entre Duartina e Marília em 1948 (IGC
- Instituto Geografico e Cartografico de São Paulo).
ACIMA: No tempo em que linhas férreas eram limpas nas cidades, Garça
não era exceção. Ao fundo, a estação
(Acervo Kleber Ragassi, sem data).
ACIMA: A indústria Garcafé,
existente na cidade e que possuía um desvio vindo da ferrovia
(canto inferior esquerdo). PARA VER MELHOR CLIQUE SOBRE A FOTO
(Autor e data desconhecidos, talvez anos 1960).
ACIMA e ABAIXO: Tabela de horários de trens que passavam
por Garça em 1958 (AGFEMF (Associação Garcense de Ferromodelismo
e Memória Ferroviária).
ACIMA: Linha antiga em Garça, mais ou menos onde hoje é a Praça Tancredo Neves (FB/Memoria Garcense - provavelmente anos 1960).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; José H. Bellorio; Antonio A. Gorni; Kleber Ragassi;
Prefeitura Municipal de Garça; AGFEMF (Associação Garcense
de Ferromodelismo e Memória Ferroviária; IGC - Instituto Geografico
e Cartografico de São Paulo; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1900-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Inauguração da estação de Garça,
01/01/1928. Foto cedida por José H. Bellorio |
Inauguração da estação de Garça,
01/01/1928. Foto cedida por José H. Bellorio |
Estação de Garça, sem data. Foto cedida
por José H. Bellorio |
Estação de Garça, sem data. Foto cedida
por José H. Bellorio |
Estação de Garça, em 1968. Foto cedida
por José H. Bellorio |
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Atualização:
18.04.2020
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