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Garça
Jafa
Vera Cruz
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Tronco oeste CP-1970
IBGE-1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1928-1971)
FEPASA (1971-1998) |
JAFA
Município de Garça, SP |
Linha-tronco oeste - km 442,140 |
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SP-2160 |
Altitude: 659,120 |
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Inauguração: 30.12.1928 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: s/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina
até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação
das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jafa foi inaugurada com o trecho Garça-Marília, em
1928. Em 1986, estava já abandonada e depredada, e a própria Fepasa
recomendava sua demolição (relatório de instalações fixas).
"Quando passei pelo tronco oeste, há pouco tempo, estavam fechando
as estações, mas elas ainda estavam de pé. Ouvi uma informação há
algum tempo que demoliram uma cacetada de estações por aquelas bandas.
Algumas estavam em estado deplorável e outras só tinham a plataforma
com a placa com o nome da ex-estação, como é o caso de Atlântida (...),
etc. Lácio, Vera Cruz e Jafa, por sua vez, estavam deploráveis". (relato
de Rodrigo Cabredo, abril de 1999). A estação ficava
à beira da rodovia que liga Garça a Marília.
ACIMA: A linha entre Duartina e Marília em 1948 (IGC
- Instituto Geografico e Cartografico de São Paulo).
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AO LADO: Acidente
com mortena estação de Jafa (O Estado de S.
Paulo, 24/3/1939).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Ricardo Frontera; Rodrigo Cabredo; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1982 e 1986; O Estado de S. Paulo, 1939; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1920-69; IGC - Instituto Geografico e Cartografico
de São Paulo; IBGE, 1970; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação ainda inteira em 1982. Foto FEPASA |
A estação ainda de pé mas já depredada,
em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986 |
O armazém em ruínas, em 1986. Foto do relatório
da Fepasa, 1986 |
Somente sobrou a plataforma e a placa da estação,
em 09/10/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
O armazém da estação ainda estava por lá,
reformado, embora mais longe dos trilhos. Foto Ricardo Frontera
em 11/2007 |
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Atualização:
07.05.2017
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