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Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Luiz Carlos
Guararema
São Silvestre
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. do Norte (1876-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1998)
GUARAREMA
Município de Guararema, SP (veja a cidade)
Ramal de São Paulo - km 426,743 (1928)   SP-1978
Altitude: 578,994 m   Inauguração: 02.07.1876
Uso atual: museu municipal   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1927
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta com o nome de Parahyba, em 1876 pela E. F. do Norte, pois, logo depois da estação, que fica em curva, existe a ponte sobre o rio Paraíba, muito bonita. Pouco tempo mais tarde o nome Guararema foi adotado para a estação.

ACIMA: Desastre ferroviário no km 428, dois quilômetros antes da estação de Guararema: o trem de passageiros RP-4 ("Expresso Baiano") chocou-se com quatro gôndolas de um cargueiro que haviam se soltado na rampa para a estação de São Silvestre e que estavam correndo em sentido contrário (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER MAIS DETALHES) (Folha da Manhã, 25/12/1955). ABAIXO: Pátio da estação de Guararema, em 10/4/2009. A estação, graças a Deus, continua muito bem mantida (Foto Silvio Deodono).

Aliás, a ponte de ferro que hoje lá existe é a segunda: foi construída e entregue em 1909 (O Estado de S. Paulo, 30/9/1909). A estação também não é a original: foi construída em 1927. Os trilhos ali estiveram abandonados por anos, por causa da não utilização do trecho, mas em 2003, com os cargueiros vindos de São Silvestre, onde está a fábrica da Votorantim, voltaram a ser utilizados com freqüência. Já há vários anos o prédio da esatção funciona como museu e está muito bem cuidado.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Leandro Guidini; Coaraci Camargo; Silvio Deodono; O Estado de S. Paulo, 1909; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A construção da estação atual, em 1927. Autor desconhecido

Estação de Guararema, ao fundo, à direita, em 28/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 28/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Ao fundo, visto da estação, a ponte sobre o Paraíba, em 28/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 28/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 28/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, ao fundo, vista da ponte sobre o rio, em 04/2006. Foto Coaraci Camargo

A estação em 22/6/2012. Foto Leandro Guidini
 
     
Atualização: 13.01.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.