A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Sabaúna
Luiz Carlos
Guararema
...

ram. S. Paulo EFCB-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
 
E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-1996)
LUIZ CARLOS
Município de Guararema, SP
Ramal de São Paulo - km 433,191   SP-2275
Altitude: 629 m   Inauguração: 06.11.1914
Uso atual: fechada (2012)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1920
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da S.P.R. no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E.F.Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E.F.D.Pedro II passou a se chamar E.F.Central do Brasil, que, em 1890, incorporou a E.F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificá-las. Os trabalhos começaram em 1902 e terminaram somente em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 80, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde os anos 20 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Luiz Carlos foi aberta em 1914. Seu nome deriva do Dr. Luiz Carlos da Fonseca, chefe do 2º distrito da Central, além de escritor e poeta. Vários filmes do cineasta e ator Mazzaropi foram filmados na vila.

O trecho de linha em que ela está, entre Mogi das Cruzes e São José dos Campos, foi desativado há anos e ficou abandonado até 2003, quando foi recuperado para a travessia do trem de celulose da Votorantim, que vem de São Silvestre para Mogi e daí para Santos. Em 2003 a estação estava abandonada e desfigurada, tendo servido de moradia até pouco tempo atrás.

Em junho de 2012, estava finalmente restaurada.

1927
AO LADO:
Descarrilamento na estação - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O TEXTO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 15/9/1927).

1939
AO LADO:
Roubo na estação (O Estado de S. Paulo, 10/8/1939).

1940
AO LADO:
Acidente próximo à estação (O Estado de S. Paulo, 23/1/1940).

ACIMA: Como disse o fotógrafo nesse dia, "se assoprar forte, ela pode cair". Apesar disso, uma placa da MRS, concessionária da linha que passa com seus cargueiros por ali pelo menos duas vezes ao dia, está pregada do outro lado do prédio anunciando a resturação do mesmo, num convênio-lei (número 2196/03) com a Prefeitura de Guararema. Político não tem vergonha mesmo, a placa está ali havia sete anos. Porém, não demorou muito a ser reformada (Foto Douglas Nascimento, 23/5/2010).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Leandro Guidini; Douglas Nascimento; Ricardo Bianchi; Adriano Martins; Ricardo Koracsony; O Estado de S. Paulo, 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Luiz Carlos, servindo ainda de moradia, em 28/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A antiga estação, ao lado dos restos da cobertura da plataforma (28/10/2000). Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins

A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins

A estação em 03/2002, agora sem a família que lá morava. Ao lado, a linha já recuperada. Foto Ricardo Koracsony

A estação em 03/2002, com a vila e a igreja ao fundo. Ao lado, a linha já recuperada. Foto Ricardo Koracsony

A estação em 12/9/2009. Foto Ricardo Bianchi

A estação em 22/6/2012. Foto Leandro Guidini

A estação em 22/6/2012. Foto Leandro Guidini

A estação em 11/2018. Foto Gustavo Bonfate
   
     
Atualização: 07.12.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.