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VXY Mogiana em MG
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Bento Pedro
Guarujá-nova
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1980
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S. P. Guarujá/Repart. Saneamento de Santos (1935-1956)
GUARUJÁ-NOVA
Município de Guarujá, SP
Tramway do Guarujá - km   SP-1974
Altitude: -   Inauguração: 21.12.1935
Uso atual: demolida em 1982   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1935
 
 
HISTORICO DA LINHA: A história do tramway do Guarujá se confunde com a própria história da cidade. Construída em 1893 para levar a alta sociedade paulista para suas casa de veraneio recém-construídas na praia de Pitangueiras, no Guarujá, a linha da Cia. Balneária da Ilha de Santo Amaro ligava o porto de Santos, via balsa, até a estação inicial de Itapema, e daí seguia para a estação final, em Pitangueiras. A propriedade da linha mudou de mãos várias vezes, até se tornar estatal, em 1927. Em 1925, com a eletrificação da linha, bondes elétricos passaram a circular com as locomotiva a vapor. A linha seguiu funcionando ininterruptamente até a sua desativação, em 1956. Os bondes foram transferidos para a E. F. Campos de Jordão, onde trabalham até hoje, e uma de suas locomotivas está exposta na avenida Leomil, em Pitangueiras, no Guarujá.
 
A ESTAÇÃO: Com a deterioração da estação original do Guarujá construída em 1893 entre a praia e o Grande Hotel, foi necessário se construir uma nova, e o local escolhido foi outro: o antigo pátio de cargas do tramway, na avenida Leomil, a dois quarteirões da praia.

Em 1925, o tramway foi eletrificado.

Em dezembro de 1935, a inauguração do novo prédio. Na época, a avenida Leomil se chamava rua Campinas e a estação ficava na esquina com a rua Petropolis.

A estação de Guarujá-nova foi ativa até 1956, quando, a 13 de julho, o tráfego dos bondes e da locomotiva foi
paralisado definitivamente e a estação, desativada.

Eu ainda me recordo dela, na esquina da avenida Leomil com uma das ruas que davam na praia, no início dos anos 1980, fechada e abandonada, até que, em 1982, foi iniciada a sua demolição. O prédio ainda ostentava então o dístico: "Guarujá" (ver também GUARUJÁ).

ACIMA: Projeto da estação nova para o Guarujá, em 1935 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A FOTO E A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 12/5/1935).

1935
AO LADO
: Chamada para a inauguração da nova estação ferroviaria do Guarujá e para o novo pontão das barcas em Santos (O Estado de S. Paulo, 20/12/1935).

1935 - ACIMA: Parte central do edifício da nova estação ferroviária do Guarujá (O Estado de S. Paulo, 22/12/1935).

1935
À ESQUERDA: Descrição do prédio da nova estação (O Estado de S. Paulo, 22/12/1935)

ACIMA: Estação do Guarujá em 1940 (Foto publicada pelo Diario Popular em 30/12/1940 na reportagem de visita do Interventor Federal à cidade).

ACIMA: A deterioração da linha férrea em 1951, apenas 15 anos mais tarde de sua reforma - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA Vê-LO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 14/3/1951).

1956
À ESQUERDA: O dia seguinte à paralisação dos trens do Guarujá - nessa época, bondes elétricos - ocorrida em 12 de julho de 1956 (O Estado de S. Paulo, 13/7/1956)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carl Heinz Hahmann; Marcello Talamo; O Estado de S. Paulo, 13/7/1956)
     

A estação e o bonde, em 1943. Autor desconhecido

A estação e o bonde, provavelmente anos 1940. Foto Carl Heinz Hahmann

A estação, no centro da foto, tirada do morro. Ao fundo, a praia de Pitangueiras e à esquerda, o morro do Maluf, nos anos 1950. Foto de cartào postal

Outra foto tirada do morro mostra a moça com os cabelos ao vento e a estação do Guarujá. Ao fundo, o Grande Hotel. Anos 1950. Foto cedida por Marcello Talamo
   
     
Atualização: 09.03.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.