|
![](../graphics/spacer.gif) |
...
Bento Pedro
Guarujá-nova
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1980
...
|
![](../graphics/spacer.gif) |
|
|
|
S. P. Guarujá/Repart.
Saneamento de Santos (1935-1956) |
GUARUJÁ-NOVA
Município de Guarujá, SP |
Tramway do Guarujá - km |
|
SP-1974 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 21.12.1935 |
Uso atual: demolida em 1982 |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1935 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A história
do tramway do Guarujá se confunde com a própria história
da cidade. Construída em 1893 para levar a alta sociedade paulista
para suas casa de veraneio recém-construídas na praia
de Pitangueiras, no Guarujá, a linha da Cia. Balneária
da Ilha de Santo Amaro ligava o porto de Santos, via balsa, até
a estação inicial de Itapema, e daí seguia para
a estação final, em Pitangueiras. A propriedade da linha
mudou de mãos várias vezes, até se tornar estatal,
em 1927. Em 1925, com a eletrificação da linha, bondes
elétricos passaram a circular com as locomotiva a vapor. A
linha seguiu funcionando ininterruptamente até a sua desativação,
em 1956. Os bondes foram transferidos para a E. F. Campos de Jordão,
onde trabalham até hoje, e uma de suas locomotivas está
exposta na avenida Leomil, em Pitangueiras, no Guarujá. |
|
A ESTAÇÃO: Com a deterioração
da estação original do Guarujá construída
em 1893 entre a praia e o Grande Hotel, foi necessário se construir uma nova, e o
local escolhido foi outro: o antigo pátio de cargas
do tramway, na avenida Leomil, a dois quarteirões da
praia.
Em 1925, o tramway foi eletrificado.
Em dezembro de 1935, a inauguração do novo prédio. Na
época, a avenida Leomil se chamava rua Campinas e a estação ficava na esquina com a rua Petropolis.
A estação
de Guarujá-nova foi ativa até 1956, quando,
a 13 de julho, o tráfego dos bondes e da locomotiva
foi paralisado definitivamente e a estação, desativada.
Eu ainda me recordo dela, na esquina da avenida Leomil com uma das
ruas que davam na praia, no início dos anos 1980, fechada e abandonada,
até que, em 1982, foi iniciada a sua demolição.
O prédio ainda ostentava então o dístico: "Guarujá"
(ver também GUARUJÁ).
ACIMA: Projeto da estação nova para o Guarujá, em 1935 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A FOTO E A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 12/5/1935).
![](../i/fotos/itapema9353.jpg) |
1935
AO LADO: Chamada para a inauguração da nova estação ferroviaria do Guarujá e para o novo pontão das barcas em Santos (O Estado de S. Paulo, 20/12/1935). |
![](fotos/guaruja9351.jpg)
1935 - ACIMA: Parte central do edifício da nova estação ferroviária do Guarujá (O Estado de S. Paulo, 22/12/1935).
![](fotos/guaruja9354.jpg) |
1935
À ESQUERDA: Descrição do prédio da nova estação (O Estado de S. Paulo, 22/12/1935) |
![](fotos/guaruja9401.jpg)
ACIMA: Estação do Guarujá em 1940 (Foto publicada pelo Diario Popular em 30/12/1940
na reportagem de visita do Interventor Federal à cidade).
![](fotos/guaruja9511.jpg)
ACIMA: A deterioração da linha férrea em 1951, apenas 15 anos mais tarde de sua reforma - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA Vê-LO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 14/3/1951).
![](fotos/guaruja9561.jpg)
|
1956
À ESQUERDA: O dia seguinte à paralisação
dos trens do Guarujá - nessa época, bondes elétricos
- ocorrida em 12 de julho de 1956 (O Estado de S. Paulo, 13/7/1956)
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carl
Heinz Hahmann; Marcello Talamo; O Estado de S. Paulo, 13/7/1956) |
|
|
|
![](fotos/fotospeq/guaruja_mt-peq.jpg)
A estação e o bonde, em 1943. Autor desconhecido |
![](fotos/fotospeq/guaruja_chh-peq.jpg)
A estação e o bonde, provavelmente anos 1940. Foto
Carl Heinz Hahmann |
![](fotos/fotospeq/guaruja_anos50-peq.jpg)
A estação, no centro da foto, tirada do morro.
Ao fundo, a praia de Pitangueiras e à esquerda, o morro
do Maluf, nos anos 1950. Foto de cartào postal |
![](fotos/fotospeq/guaruja_vista_anos50-peq.jpg)
Outra foto tirada do morro mostra a moça com os cabelos
ao vento e a estação do Guarujá. Ao fundo,
o Grande Hotel. Anos 1950. Foto cedida por Marcello Talamo |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.03.2022
|
|