A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(c.1893-1935):
Itapema
Bento Pedro
Guarujá
...
(1935-1956):
Itapema
Bento Pedro
Guarujá-nova
...
 
 
Cia. Balneária da Ilha de Santo Amaro (n/d -1901)
Cia. Guarujá (1901-1927)
S. P. Guarujá/Repart. Saneamento de Santos (1927-1956)
BENTO PEDRO
Município de Guarujá, SP
"Tramway do Guarujá" - km   SP-1011
    Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A história do tramway do Guarujá se confunde com a própria história da cidade. Construída em 1893 para levar a alta sociedade paulista para suas casa de veraneio recém-construídas na praia de Pitangueiras, no Guarujá, a linha da Cia. Balneária da Ilha de Santo Amaro ligava o porto de Santos, via balsa, até a estação inicial de Itapema, e daí seguia para a estação final, em Pitangueiras. A propriedade da linha mudou de mãos várias vezes, até se tornar estatal, em 1927. Em 1925, com a eletrificação da linha, bondes elétricos passaram a circular com as locomotiva a vapor. A linha seguiu funcionando ininterruptamente até a sua desativação, em 1956. Os bondes foram transferidos para a E. F. Campos de Jordão, onde trabalham até hoje, e uma de suas locomotivas está exposta na avenida Leomil, em Pitangueiras, no Guarujá.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Conceiçãozinha aparece em mapas ainda dos anos 50, mas não aparece na relação de estações do Guia Levi em 1953. Aparentemente seu nome não era esse, mas sim, Bento Pedro, imortalizada numa foto de cartão postal dos anos 1940. Não consegui descobrir se a estação existia desde a inauguração da linha. Um das poucas referências a ela está no livro de Eduardo Etzel, "O Guarujá e Eu": "... o trenzinho do Guarujá (...) nova partida e a viagem através do imenso mangue com uma única estação no meio." Esta era a estação, na época num deserto, hoje cercada de casas simples e perto do terminal de cargas de Conceiçãozinha, que tem um movimento enorme de contêineres transportados por via marítima. Não sei realmente se algo ainda sobre hoje da antiga estação.
     

A estação - uma parada, na realidade - de Bento Pedro, aparentemente também chamada de Conceciçãozinha. Cartão postal da coleção de Allen Morrison
   
     
     
Atualização: 22.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.