A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Porto Mendes
Porto Presidente Camargo
Guaíra
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Guaira-Porto Mendes (1917-1944)
Serviço de Navegação da Bacia do Prata (SNBP) (1944-1959)
PORTO PRESIDENTE CAMARGO
Município de Guaíra, PR
Linha-tronco - km -   SP-4751
Altitude: -   Inauguração: 01.06.1917
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1917, a Cia. Mate Laranjeira, que dominava a economia do Estadod e Mato Grosso e já tinha uma ferrovia no sul do Estado. resolveu construir outra, para contornar o leito não navegável do rio Paraná, entre Guaíra e Porto Mendes, ambas no Paraná. Por muito tempo foi uma ferrovia particular, ou seja, não aberta ao público; com pressões do governo federal, principalmente do governo Vargas, passou a fazer este serviço a partir dos anos 1930. Em 1944, foi encampada pela companhia estatal, a SNDA (Serviço de Navegação da Bacia do Prata), até sua extinção em 1959. Sempre foi uma ferrovia isolada, embora houvesse planos de se ligar Guaíra a Cianorte, na linha da E. F. São Paulo-Paraná, passando por Umuarama e outras cidades nascentes. Embora se falasse nisto mesmo depois de a ferrovia ter sido erradicada (a ligação com Guaíra), os trilhos nunca passaram de Cianorte para o oeste.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Porto Presidente Camargo teria sido inaugurada em 1917. Digo, teria, pois não encontrei nenhuma indicação dela em outras literaturas. Nem o mapa mostrado mais abaixo, de 1955, a mostra. Teria sido ela um outro nome para a estação do porto Tomas Laranjeira, estação terminal da linha? Sempre lembrando que Tomas foi o dono do império Mate-Larangeira.

Affonso Camargo
foi presidente (como se chamava governador na República Velha) do estado do Paraná de 1916 a 1920 e depois de 1926 a 1930. Teria ele nomeado a estação de Porto Tomas Larangeira durante alguns anos, por ter supostamente prestado algum serviço específico para a ferrovia dos Larangeira e por isto ter seu nome numa estação?

Se esta estação não tiver sido a de Tomas Larangeira, só poderia estar situada num ponto entre Guaíra e Porto Mendes. E esta estação existiu, há pelo menos uma foto dela, com o nome, ao pé desta página. Não encontrei sua posição nem muito mesmo a sua época. Anos 1910? Anos 1920? Anos 1930?

Ainda longe de tudo, a Mate-Larangeira sofria pressão do governo paranaense para abrir sua linha ao tráfego público, para facilitar o transporte dos habitantes da região entre os rios Paranapanema e Piquiri. Cederam em março de 1929, quando foi assinado um acordo que previa a concessão de zona privilegiada de 15 quilômetros de cada lado da via, isenção de alguns impostos estaduais e cessão gratuita de terras devolutas à empresa por 60 anos e, por parte da empresa, o prazo de 18 meses para a melhora das condições da linha para permitir um bom tráfego de composições. Teria sido este o acordo com Camargo que teria levado a empresa a colocar seu nome em uma estação? (Nota: escrevo isto como uma mera suposição minha, até conseguir desvendar a posição desta estação e se mudou de nome ou não).

Com a subida de Vargas ao poder nacional em fins de 1930, tudo foi revisto: a Mate-Larangeira poderia oferecer tráfego público da forma que quisesse e teria de dar livre acesso a tropas militares, mas não teria nenhuma benesse do novo governo, que, diferentemente do deposto, achava que o que havia sido concedido à empresa dois anos antes era muita coisa para uma ferrovia de importância muito pequena.

Nos mapas de hoje, existe uma localidade de nome Porto Camargo às margens da foz do rio Ivaí no rio Paraná (num local por onde a ferrovia jamais alcançou). Porém, se olharmos o mapa (ver caixa abaixo) de 1955, a estação de Tomás Laranjeira, que poderia ter sido a mesma que a estação de Porto Camargo e terminal da linha, está localizada bem mais ao sul e muito mais próxima de Guaíra (km 68 da estrada), junto à foz do rio Piqueri no Paraná. Não são o mesmo local. (Nota: também escrevo isto como uma mera suposição minha, até conseguir desvendar a posição desta estação e se mudou de nome ou não).

A ferrovia foi encampada pelo Serviço de Navegação da Bacia do Prata (SNBP) em 1944 e depois, com a piora dos serviços cada vez mais se intensificando, foi erradicada em 1959.

Em 1963, a sucata da ferrovia, linhas, máquinas etc., foram vendidas para a siderúrgica Gerdau, com exceção de uma locomotiva a vapor, que está, ou estava, exposta numa praça no centro da cidade de Guaíra.

Ao que se imagina, a estação foi demolida após a desativação da linha.


ACIMA: Mapa da ferrovia publicado em um livro em 1955: não aparece assinalada nele a estação de Porto Presidente Camargo. Não existiria mais? (Jeronymo Monteiro Filho: Traçados de estradas, Rio de Janeiro, vol. 1 - Ferrovias, 4a edição, Editor Borsoi, Rio de Janeiro, 1955).(Acervo Ralph Giesbrecht).


Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisas; Maria Izabel do Lago, Guaíra, PR; Jeronymo Monteiro Filho, Traçados de estradas, Rio de Janeiro, vol. 1 - Ferrovias, 4a edição, Editor Borsoi, Rio de Janeiro, 1955; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação - sem data e autor conhecido

     
Atualização: 30.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.