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VXY Mogiana em MG
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Porto Mendes
Porto Presidente Camargo
Guaíra
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Guaira-Porto Mendes (1917?-1944)
Serviço de Navegação da Bacia do Prata (SNBP) (1944-1959)
TOMAS LARANJEIRA
Município de Terra Roxa do Oeste, PR
Linha-tronco - km 68   SP-4751
Altitude: -   Inauguração: 01.06.1917?
Uso atual: provavelmente demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1917, a Cia. Mate Laranjeira, que dominava a economia do Estadod e Mato Grosso e já tinha uma ferrovia no sul do Estado. resolveu construir outra, para contornar o leito não navegável do rio Paraná, entre Guaíra e Porto Mendes, ambas no Paraná. Por muito tempo foi uma ferrovia particular, ou seja, não aberta ao público; com pressões do governo federal, principalmente do governo Vargas, passou a fazer este serviço a partir dos anos 1930. Em 1944, foi encampada pela companhia estatal, a SNDA (Serviço de Navegação da Bacia do Prata), até sua extinção em 1959. Sempre foi uma ferrovia isolada, embora houvesse planos de se ligar Guaíra a Cianorte, na linha da E. F. São Paulo-Paraná, passando por Umuarama e outras cidades nascentes. Embora se falasse nisto mesmo depois de a ferrovia ter sido erradicada (a ligação com Guaíra), os trilhos nunca passaram de Cianorte para o oeste.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Tomas Laranjeira teria sido inaugurada em 1917?. A dúvida vem pois muitas histórias contam que na inauguração a Mate-Larangeira teria 60 km e não 68. O mapa mostrado mais abaixo a mostra em 1955. Teria sido ela um outro nome para a estação do porto Tomas Laranjeira, estação terminal da linha? Sempre lembrando que Tomas foi o dono do império Mate-Larangeira.

De minha parte, tenho uma suposição de que a estação Porto Presidente Camargo poderia ter sido a de Tomas Larangeira numa determinada época e com aquele nome (Nota: também escrevo isto como uma mera suposição minha, até conseguir desvendar a posição desta estação e se mudou de nome ou não).

A ferrovia foi encampada pelo Serviço de Navegação da Bacia do Prata (SNBP) em 1944 e depois, com a piora dos serviços cada vez mais se intensificando, foi erradicada em 1959.

Em 1963, a sucata da ferrovia, linhas, máquinas etc., foram vendidas para a siderúrgica Gerdau, com exceção de uma locomotiva a vapor, que está, ou estava, exposta numa praça no centro da cidade de Guaíra.

Ao que se imagina, a estação foi demolida após a desativação da linha.


ACIMA: Mapa da ferrovia publicado em um livro em 1955: não aparece assinalada nele a estação de Porto Presidente Camargo. Não existiria mais? (Jeronymo Monteiro Filho: Traçados de estradas, Rio de Janeiro, vol. 1 - Ferrovias, 4a edição, Editor Borsoi, Rio de Janeiro, 1955).(Acervo Ralph Giesbrecht).


Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisas; Maria Izabel do Lago, Guaíra, PR; Jeronymo Monteiro Filho, Traçados de estradas, Rio de Janeiro, vol. 1 - Ferrovias, 4a edição, Editor Borsoi, Rio de Janeiro, 1955; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação - sem data e autor conhecido

     
Atualização: 30.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.